Cascavel2030

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, Edson José de Vasconcelos, participou da reunião Comitê Gestor Municipal, nesta quinta, 18, na sala Mini auditório anexa ao Centro de Convenções e Eventos.

Conforme o presidente, o ponto de partida do Conselho veio com o projeto Cidade Inovadoras Cascavel2030. Por meio dele, a sociedade civil passou a envolver de forma ainda mais determinada cidadãos e seus líderes na condição de personagens e agentes transformadores do seu meio. Assim, a comunidade ganhou um organismo para pensar sobre a cidade que os cascavelenses querem, esperam para as próximas décadas.

Atualmente, são dez câmaras técnicas que refletem e propõem ações específicas de futuro. São elas: saúde e bem-estar, energia, transporte e mobilidade, urbanismo e meio ambiente, agropecuária, educação empreendedora, capital técnico e tecnológico, segurança, turismo e cultura.

O Conselho conta também com a Plenária, a partir da qual representantes de 19 entidades deliberam sobre as ações estratégicas que o município, pela união de suas forças organizadas e entes públicos, deve perseguir para que o futuro que se deseja possa ser materializado e compartilhado.

A Cascavel planejada é a chave para a concretização de grandes projetos estruturais que possam conduzir uma comunidade ao bem-estar, a inovação e a sustentabilidade, ressalta Vasconcelos. A proposta é, de forma ordenada, participativa e democrática, priorizar ações que possam promover transformações profundas de olho no futuro.