A malha ferroviária do Oeste e do Sul do Brasil esteve em pauta, nesta semana, em encontro de líderes da região com o ministro da Infraestrutura do Governo Jair Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas. Na reunião em Brasília, as autoridades citaram sobre a situação atual da malha que atende Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Falaram de vácuos de ineficiência e de trechos abandonados. O ministro, que entende que há posicionamento contrário à atual renovação de concessão por parte do setor produtivo, não manifestou opinião sobre o assunto mas reconhece a importância do modal para o desenvolvimento do País.

O encontro com o ministro Tarcísio contou com a participação do senador gaúcho Luís Carlos Heinze, do presidente da Ferroeste, André Luís Gonçalves, do presidente da Caciopar Alci Rotta Júnior e do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, Edson José de Vasconcelos. Uma das sugestões dadas ao ministro é de que o governo buscar, no exterior, subsídios de como as malhas férreas operam e então adaptar as melhores experiências à realidade nacional.

A audiência permitiu também que conversassem sobre a Ferrovia Norte/Sul e do crescimento da cabotagem no Brasil, com reflexos positivos e diretos no movimento das ferrovias. Alci, Vasconcelos e Gonçalves voltaram da capital federal otimistas, principalmente com o amplo conhecimento, com a postura e com a serenidade do ministro Tarcísio sobre uma pauta fundamental para o crescimento econômico do País.

Legenda: Senador Heinze, Edson, ministro Tarcísio, Andre e Alci

Crédito: Assessoria