Como será Cascavel em 2050? Quais desafios serão enfrentados? O que será estratégico? Perguntas que aguçam a curiosidade de muitos, e já pensando nos estudos e tendências de longo prazo, vira pauta no Codesc.

Diversas entidades participaram de reunião plenária na segunda, 18, conduzida pelo presidente Alci Rotta Junior.

A Cascavel 2050 é um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da cidade, com ações e resultados de curto, médio e longo prazos. O estudo feito pela Urban Systems que utilizam ferramentas de geoprocessamento, marketing e urbanismo, foi detalhada pelos presidentes do IPC- Instituto de Planejamento de Cascavel, Edson José de Vasconcelos e Comtur – Conselho Municipal de Turismo, Orestes Hotz.

Neste novo ciclo de economia globalizada as cidades precisam tornar-se agentes do seu próprio desenvolvimento, e aliar, às suas vocações e soluções inteligentes, estratégias que beneficiem a população, e também àqueles que acreditam em seu desenvolvimento sustentável. Cascavel 2050 permite pensar, planejar e executar um plano estratégico no intuito de ser proativo junto ao mundo dos negócios, atraindo novos atores tornando-a em uma cidade melhor, inteligente, moderna e dinâmica.

A proposta do plano contempla três etapas: Diagnóstico: mapeamento estatístico; Plano Estratégico: estudo econômico e urbano. E o Plano de Ação: diretrizes para o desenvolvimento do município.

O investimento inicial da consultoria gira em torno de R$ 225 mil, e será viabilizada por meio de parcerias juntas às entidades e empresários.

Além do estudo, ficou validado o fórum do Codesc e Comtur, que trarão a Cascavel Jeanine Pires, especialista em marketing de destinos e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), será responsável pela palestra “Turismo de negócios e eventos, esse é o caminho?” Irá pontuar alguns caminhos e alternativas que poderão contribuir com a elaboração do Plano Municipal de Turismo em Cascavel.

O evento é gratuito e acontecerá no dia 4/12 às 19h no auditório Acic. Outras informações pelo telefone 45-99801-5946 com Patrícia Pacheco.

Por Patrícia Pacheco