Um mutirão garantiu a confecção de 20 mil máscaras caseiras que passam a ser distribuídas à comunidade. A ação é organizada pelo Codesc, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, que é formado por representantes de 65 entidades locais.

A finalidade é mostrar às pessoas que o uso da máscara é um aliado na luta contra a pandemia, buscando mudar o comportamento individual e coletivo, fazendo com que Cascavel passe por essa crise de forma mais consciente e com isso sairá muito mais rápido, mais saudável e mais forte.

As entidades organizam a ação há cerca de uma semana e os resultados surpreendem, informa o presidente do Codesc Alci Rotta Júnior. “É impressionante perceber o envolvimento e a participação de todos, que entenderam que a liderança das entidades é imprescindível para fazer com que todos possam respeitar as normas de segurança e prevenção determinadas pelas autoridades de saúde, decretos e Ministério Público”, afirma ele, animado com os resultados que a ação alcança.

O projeto conta com o envolvimento também do poder público e da JCI Cascavel. Entidades colaboraram financeiramente para a produção da maior quantidade de máscaras possível, que serão gratuitamente entregues nos próximos dias. A distribuição ocorrerá em barracas e em um ponto fixo em locais com fluxo considerável de pessoas. As duas mil primeiras máscaras vão estar disponíveis no dia 20 de abril. Como a ação exige uma mudança de comportamento, as entidades também criaram recursos para viralizar a mensagem #máscarapelavida.

A previsão inicial é de a campanha se estender por 60 dias, entrando principalmente nos meses de maio e junho por serem considerados o auge do inverno. Para orientar e convencer o maior número possível de pessoas a usar máscara, inúmeros recursos são usados, do incentivo às pessoas de fabricarem a sua própria proteção facial até encenações de teatro. A divulgação se utiliza dos mais diferentes veículos de comunicação e mídias sociais.

Agradecimentos aos nossos patrocinadores: Acic, Sinduscon, Sindicato Rural Patronal, Sindilojas e Cooperativa Sicoob.

Apoiadores: Adhonep, Aeac, Amic, Areac, Associação de Moradores, Associação Médica de Cascavel, Cascavel Convention & Visitors Bureau, CDL, Centro Universitário Fag, Cooperativas de Cascavel, Lojas Maçônicas, OAB, Secovi, Sociedade Rural do Oeste do Paraná, Unipar – Universidade Paranaense, Unioeste, Unível Centro Universitário, Núcleo Acic Jovem, Associação dos Jornalistas de Cascavel.

Realização: Codesc e JCI- Câmara Júnior Internacional.

Crédito: Assessoria