Em 2014, teve início um movimento envolvendo as oito maiores entidades da cidade, liderado por José Torres Sobrinho, e, em 2016, surgiu o Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel), integrado por 65 entidades com a missão de não só dar sequência ao projeto Cascavel 2030, mas, especialmente, estimular a busca pelo desenvolvimento, pela transformação e pela modernização de maneira eficiente e sustentável. Foi dado então um passo à frente, ou melhor, 20 anos à frente: a missão de pensar e construir a Cascavel 2050.

“A proposta Cascavel 2030 oferece uma construção e faz uma conexão do futuro a longo prazo com o presente. Para chegar a 2050, é importante complementar esse projeto anterior que serviu de base para o engajamento das entidades. As ações do Cascavel 2030 ainda não foram concretizadas, mas caminham para isso. Precisamos esperar a evolução do [estudo] Cascavel 2050, já que é quase uma continuação de 2030, por isso, a sequência do projeto nos próximos anos é tão importante”, reforça Edson Vasconcelos.

O presidente da Codesc, Alci Rotta Junior, explica que as próximas etapas do Cascavel 2050 são diagnóstico, plano estratégico e plano de ação. “Trabalhamos o projeto Cascavel 2030, no entanto, já estamos em fase final do projeto Cascavel 2050. Estamos contratando a empresa Urban Systems, que vai realizar o estudo das duas primeiras fases, que são fundamentais para a sequência do trabalho”.

Fonte: Jornal O Paraná