Anel Verde

O Projeto que integra o planejamento urbano e paisagismo para Cascavel foi apresentada por egressas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar. O tema foi pauta de união entre as câmaras técnicas de Urbanismo e Meio Ambiente e Transporte e Mobilidade do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Cascavel).

O estudo se preocupou com aspectos relacionados à democratização e à segurança no deslocamento dos cidadãos dentro da cidade. A proposta sugere a criação de um caminho para pedestres e ciclistas, com mobilidade e segurança, contemplando um parque linear nos bairros.

O circuito passou a integrar parte do projeto Parque Linear, desenvolvido em Paisagismo, de maneira que o circuito contribuísse com a preservação das APP (Áreas de Proteção Permanente), assim como as enaltecesse, aproximando os cidadãos da natureza por meio das atividades de lazer oferecidas pelo Parque Linear.

O projeto iniciou em 2017, e foi ganhando forma no decorrer do tempo, garantiu a coordenadora da câmara de urbanismo e meio ambiente e professora da Unipar, Déborah Paciornik. A professora explicou ver com muito “bons olhos” uma parceria entre as universidades e o Poder Público, “os acadêmicos são ousados e puderam vivenciar o dia a dia, teoria/prática, na sequência projetaram algo futurista, para o bom desenvolvimento econômico e urbano da nossa cidade, com dados verídicos”, disse elogiando as egressas pela elaboração do projeto.

Após a apresentação os técnicos que compõem as câmaras, foram unânimes nos agradecimentos e elogios na elaboração do projeto que possibilitou as egressas a vivência da profissão mediante projetos de grande escala do ambiente urbano. Além de ter um contato direto com várias regiões e realidade do espaço da cidade e consciência da realidade dos cidadãos. Ressaltando que, apesar de se tratar de um trabalho acadêmico e fictício, as etapas obedeceram a dados verídicos e equilibra criatividade e custos, de maneira que o projeto se aproxime da realidade e seja passível de execução mediante alguns ajustes, defendeu a coordenadora do Setor de Planos e Programas do IPC, Janeceli Caetano da Silva.

Por Patrícia Pacheco