Nesta manhã de segunda-feira (06), Alci Rotta Junior, presidente do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel), fez uso da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Cascavel, para apresentar ações e planejamento do Codesc.

Rotta, pontuou que o Conselho, está constituído há mais de seis anos é representado por mais de 65 entidades representativas de Cascavel que de forma voluntária contribuíam com desenvolvimento do município. Tem como missão estimular à transformação de ambientes urbanos em espaços propícios a inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios sustentáveis, que tragam novas perspectivas ao desenvolvimento e, por conseguinte, tragam progresso à sociedade.

O presidente falou com entusiasmo do “Tendências Codesc”, que realizou recentemente o primeiro fórum “Desafios da Matriz Energética para o Desenvolvimento Regional”, tem como principal objetivo, distribuir conhecimento e nivelar a opinião pública qualificada. O Conselho não é executor, ele tem a missão lúdica a nossa responsabilidade é distribuir conhecimento e ajudar aqueles que vão executar.

O presidente detalhou ainda, que uma “fotografia do futuro”, foi a ferramenta que levou os técnicos falarem do futuro. Quando as câmaras técnicas se reuniam o pessoal gostava de falar do passado, e estas fotografias trouxeram um olhar para a Cascavel do futuro.

O Conselho, receberá em breve a consultoria da Urban Sytems, a qual parte já foi custeado pelo Sebrae Cascavel, um diagnóstico amplo e detalhado vai servir de lastro para reflexões, definições e elaboração do planejamento estratégico da Cascavel de 2050. O diretor de Planejamento da Urban Systems, André Montes da Cruz, apresentou pontos de um relatório recheado de indicadores e de informações que lançam luz sobre etapas seguintes da Cascavel do Futuro. As demais etapas do projeto que será liderado pelo Codesc, devem iniciar em 2022, anunciou Rotta, agradecendo as entidades que já são patrocinadoras: Acic, Fiep, Sebrae Cascavel, Sicredi e Coopavel.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Spínola, agradeceu o presidente Rotta, anunciando que Tribuna Livre é um instrumento democrático, que estimula aproximação e a participação popular, deixando o espaço aberto sempre que houver necessidade de disseminar conhecimento.

Crédito: Assessoria