A plenária do Codesc- Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, com propósito de contribuir com planejamento de médio a longo prazo, validaram nesta sexta 8, propostas criadas pelos técnicos das câmaras técnicas: educação, transporte e mobilidade, energia e agropecuária, as demais câmaras se apresentam inicio de 2024.
As propostas servirão de subsídios na construção do plano de governo dos pré-candidatos a prefeito por Cascavel. A entrega será realizada pela diretoria do Codesc.
Constituído há mais de dez anos, o Codesc integra cerca de 65 entidades representativas de Cascavel que de forma voluntária contribui com o desenvolvimento do município. Ele tem como missão estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, criatividade e criação de empresas e negócios sustentáveis, que tragam novas perspectivas ao desenvolvimento.
Segundo o presidente Alci Rotta Junior, “é importante saber que essas ações pertencem à sociedade de Cascavel e que ultrapassam as gestões de um governo, criando projetos coerentes e mostrando a união, tornando o Codesc indispensável ao poder público e, principalmente, à sociedade”.
O diretor financeiro Valdir Pacini, anunciou os procedimentos em andamento para estabelecer a personalidade jurídica e formar parcerias cruciais visando obter mantenedores para o Conselho. Ele destacou que o primeiro passo está sendo feito pelas cooperativas e que o objetivo é expandir essas colaborações para incluir outras entidades relevantes no futuro próximo.
“Mercado Municipal Pioneiros”, finalizou a pauta. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli, destacou a intenção de dar início às obras no próximo ano. “Todo o projeto foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma excelente experiência a todos os visitantes do Mercado Municipal e do Centro de Convenções, que continuará a sediar uma variedade de eventos”, explicou a secretária. Afirmando que o secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes, anunciou o apoio do Estado, no valor R$ 10 milhões para o projeto. “O turismo é um importante impulsionador do crescimento”, ressaltou destacando a relevância desse investimento para o desenvolvimento da região.
O Centro de Eventos permanecerá como o ponto central para eventos, e é importante enfatizar que o Mercado Municipal Pioneiros não será temporário. Não há planos de expansão para o mercado, pois foi concebido no tamanho ideal para a cidade de Cascavel. Quanto ao Centro de Eventos, continuará a hospedar eventos de médio porte no futuro, detalhou consultou credenciado do Sebrae, Daniel Guimarães.
Atualmente, o Centro de Eventos está autorizado para a presença de 7.900 pessoas e manterá essa capacidade. Contudo, caso um evento necessite do primeiro piso do edifício garagem, a capacidade total das duas áreas combinadas poderá alcançar aproximadamente 9.300 pessoas.
Por Patrícia Pacheco