Cidades inovadoras

 

A inovação, o ambiente propício à inovação e a ética socioambiental são as bases de sustentação para os projetos de futuro da indústria e da sociedade paranaense. A partir desse entendimento, as cidades, enquanto territórios de atuação e locus para empreendedores e empreendimentos inovadores, passam a ser entendidas como unidades vitais para o desenvolvimento industrial sustentável.

A busca de respostas para a questão “como criar ambientes inovadores e sustentáveis para o desenvolvimento de uma indústria paranaense e inovadora?” levou à criação do programa Cidades Inovadoras, que busca estimular a transformação dos ambientes das cidades em espaços favoráveis à inovação e à criação de negócios sustentáveis com vistas a promover a qualidade de vida da sociedade.

Baseado nas metodologias de prospectiva estratégica e de roadmapping, o programa ambiciona influenciar o planejamento das cidades no longo prazo a partir de um trabalho de reflexão coletiva para priorização de temas e proposição de ações adequadas ao desejo de transformação local. Portanto, torna-se indispensável o envolvimento, sinergia e cooperação de representantes do governo, empresas, instituições de ensino, órgãos de classe, associações e cidadãos para o desenvolvimento do programa em uma localidade.