O diretor de planejamento urbano da Urban Systems, André Cruz, pontuou projeções otimistas para os próximos anos de Cascavel, a projeção traz uma série de informações que pretendem balizar ações da Cascavel do Futuro.

A projeção populacional trouxe dois cenários base e otimista, os quais foram analisados e que impactaria no desenvolvimento urbano das cidades. “Estamos em um momento de transição no crescimento populacional no Brasil, conforme IBGE, em relação aos números de (natalidade/mortalidade). A projeção populacional para Cascavel, compreendendo o cenário base, estima-se que em 2050, haverá 380 mil habitantes. Já, Urban Systems, criou um cenário otimista, a qual Cascavel ganhará um salto de 473 a 500 mil habitantes em 2050. Haverá um crescimento econômico pujante para os próximos 40 anos em Cascavel, dobrando o número populacional, avaliou otimista, o diretor da Urban.

Para projeção do crescimento econômico da área de influência, foram utilizadas as expectativas de crescimento do PIB, divulgadas pelo boletim FOCUS do Banco Central, e as tendências pós 2026 foram realizadas a partir do histórico observado entre 2001 e 2026. A expectativa de crescimento do PIB do Brasil para os próximos 5 anos está baseada no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central em 25/03/2022. Já para o cenário de longo prazo, foi utilizada a tendência de crescimento do PIB observada entre 2001 e 2026.

𝗖𝗮𝘀𝗰𝗮𝘃𝗲𝗹 𝟮𝟬𝟱𝟬

Para Cascavel ser uma cidade de mais de 500 mil habitantes é necessário pensar em formas de atrair a instalação de novos moradores na cidade, para isso é possível: Avaliar a ampliação do perímetro urbano de forma planejada, alinhado aos conceitos de sustentabilidade. A ampliação do perímetro será importante para controlar o aumento do valor da terra na cidade e o incentivo a ocupação de cidades vizinhas à Cascavel, sendo relevante para receber a população de menor renda.
Outra opção é dentro do perímetro urbano estabelecer lotes de ZEIS para garantir o estabelecimento dessa população no interior do perímetro urbano. Somado ao aumento do perímetro urbano, seria mantido todos os incentivos ao adensamento nos eixos de transporte público e melhorias no sistema de mobilidade. Entende-se que no médio e longo prazo é necessário expandir o perímetro para não travar o desenvolvimento esperado para a cidade.

𝗔𝘃𝗮𝗹𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗮𝗽𝗿𝗲𝗻𝗱𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗧𝗲𝗻𝗱𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀

Houve uma conexão muito forte do Tendências Codesc, com as projeções da Urban Systems, a qual prevê possibilidades de expansão para os próximos 30 anos, onde Cascavel comemorará 100 anos. “O tendências, trouxe pessoas que planejaram há 30 anos atrás, os quais criaram expectativas e tiveram que flertar com o futuro, com a missão de perceber o que teria praticidade, o que de fato poderia se tornar real. Hoje a Urban Systems, nos apresenta duas grandes faixas de crescimento para Cascavel, o natural vegetativo e a taxa de crescimento migratório, que é bônus do emprego. Cascavel começa a vender que é 4º melhor cidade, despertando o interesse por Cascavel, onde se iniciam os investimentos e traz o bônus demográfico”, avaliou otimista, o conselheiro representante da Fiep, Edson Vasconcelos, que mediou o Tendências, sobre os Desafios do Macrozoneamento para a Cascavel 2050.

𝗗𝗲𝗯𝗮𝘁𝗲𝘀

Os técnicos serão desafiados a consolidar a projeção que pontua que Cascavel vai crescer 60% do que é hoje, nos próximos 30 anos. A expansão do território urbano a verticalização do transporte público, fará parte desse projeto. O tendências, abriu uma grande janela de debates, o qual devem seguir com suas agendas dentro da câmara técnica de Urbanismo e Meio Ambiente, coordenada por Deborah de Camargo Paciornik, representante da Unipar.

𝟲𝟱 𝗲𝗻𝘁𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀

Alci Rotta Junior, Presidente do Codesc, que tem a representação de 65 entidades, afirma que os conselheiros se preocupam em tornar Cascavel, mais sustentável, inteligente e conectada. “Percebemos que o Prefeito Leonardo Paranhos é uma pessoa muito bem-informada, preocupada com o ranking, e a Urban Systems vem contribuindo com projeções e indicadores dos rankings, tanto o Smart Cities quanto as Melhores Cidades para Fazer Negócios. É muito importante sermos comparados com as outras cidades, o que dá condições de entender onde está a nossa deficiência e melhorar cirurgicamente estes pontos”, observou.

Crédito: Patrícia Pacheco

Foto/legenda1: Diretor de Planejamento Urbano da Urban Systems, André Cruz
Foto/legenda2: Presidente do Sinduscon ParanáOeste, Ricardo Lora, Diretor da Urban, André Cruz, Prefeito Leonaldo Paranhos, Presidente do Codesc, Alci Lúcio Rotta Junior e Vice-presidente da Fiep, Edson José de Vasconcelos.