TRANSPORTE E MOBILIDADE

A fotografia do futuro que representa a câmara de transporte e mobilidade, foi validada pelo especialista Omar Akel, formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, foi diretor técnico da Cohab e presidente do IPPUC, Ipardes e Mineropar. Akel também atuou como administrador regional da Matriz (Prefeitura de Curitiba) e desenvolveu projetos de planejamento e consultoria nas áreas de transporte e desenvolvimento urbano em diversas cidades, em Cascavel, coordenou o Plano diretor em 1996.

Para seguir com o plano de ação, os técnicos ouviram nesta terça, 02/10, a equipe da CETTRANS| Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito, o qual já avançam, referenciados pela fotografia proposta.

De acordo com o presidente da Companhia, Alsir Pelissaro, a gestão vem atuando com o pensamento a longo prazo, atualizou informações sobre os novos terminais Oeste e Sudoeste, os quais estão em fase de conclusão, que junto com as obras da Avenida Tancredo Neves fazem parte do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado). Relatou sobre a importância da implantação de ciclovias e de ciclofaixas, que facilitam o deslocamento de pessoas de bicicleta, proporcionando segurança dos bairros ao Centro e vice-versa. “Gestão pensa na população, por isso desenvolve a cidade inteligente que, além de pensar na mobilidade, insere a segurança por meio do DISS [Dispositivo Inteligente de Segurança e Serviço], desenvolvido pela Fundetec, aliado a 300 câmeras que serão instaladas. Estamos estudando a “bicicleta compartilhada”, pois serão proporcionados o espaço e o meio para a pessoa transitar com segurança”, explicou, Pelissaro.

De acordo com o coordenador Antônio Carlos Ruyz, a fotografia traz a visão 2030 de Cascavel, tem como premissa inicial, “fora para dentro”, o qual pode ser observado nos links: anéis viários, aeroportos, e ferrovias, acessibilidade, mobilidade repensada, interligação de modais e uso de energia renovável para o transporte.

Em paralelo ao andamento do plano de ação, segue a programação de fóruns com especialistas.

Por Patrícia Pacheco