CODESC

Dia 26 de setembro, tem 4º fórum “A educação do futuro, estamos no caminho certo?

O convidado para relatar sua experiência vivenciada na Finlândia foi o professor Afonso Cavalheiro, que participou de uma experiência enriquecedora por meio de um programa de formação continuada. A Finlândia que é considerado um dos melhores países para se viver, graças à economia crescente e a importância que se dá à melhoria da qualidade de vida daqueles que lá vivem.

O interesse que a Finlândia desperta no mundo se dá pelo seu posicionamento no topo do ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o PISA. Ele é calculado com base em diversas medidas, uma delas é a pontuação em exames internacionais. E o desafio foi saber o que se pode fazer para melhorar as propostas educacionais das instituições participantes e promover uma reflexão sobre o sistema educacional brasileiro.

De acordo com professor dois aspectos se destacam. Em primeiro lugar, os resultados alcançados pela Finlândia na educação com reflexos na transformação experimentada por aquele país em direção a um investimento em educação. Em segundo lugar, a Finlândia adotou estratégia divergente das recomendações hegemônicas disseminadas a partir dos anos 90, especialmente no que se refere ao papel da avaliação e da padronização do ensino.
Por fim, o conhecimento da experiência educacional finlandesa pode ensejar oportunidades interessantes para o Brasil. Ambos os países priorizam, atualmente, estratégias voltadas para a internacionalização da pesquisa e a mobilidade acadêmica.

Para fortalecer ainda mais a construção dos indicadores, o Codesc, realizará na quinta, 26 de setembro, o 4º fórum A educação do futuro, estamos no caminho certo? Com participação do filosofo Michel Maffesoli entre outros convidados.

Por Patrícia Pacheco