Educação Empreendedora

Entre as premissas para o sucesso do projeto Cascavel2030 está o planejamento a longo prazo, constituído há mais de 2 anos, os técnicos que compõem as câmaras técnicas do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, tem como meta para 2018, formatar a fotografia do futuro, iniciar o plano de ações, envolvendo todos os atores que podem contribuir com o desenvolvimento econômico sustentável para Cascavel.

A câmara de educação empreendedora, recebeu propostas para o futuro da Câmara Técnica de Educação Empreendedora do Comitê Gestor Municipal, e da consultora do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) Nara Regiane Pick, apresentou o projeto Educação Empreendedora. O encontro contou com a participação da secretaria de educação Marcia Aparecida Baldini, e técnicos representantes de várias entidades.

O programa trabalha com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. O objetivo é estimular o desejo de buscar mudanças, reagir a elas, inclusive explorá-las como oportunidade de negócios. Os conteúdos podem ser trabalhados no Ensino Fundamental, Médio, bem como a Educação Profissional e Superior por meio de disciplinas ou projetos.

A gestora do programa Nara, enfatiza que a capacitação do professor é fundamental para torna-los protagonistas do ensino do empreendedorismo, contribuindo para estimular um novo perfil do profissional de educação.

Por Patrícia Pacheco