Conselho Desenvolvimento

Mais de 20 membros que compõe as câmaras de Urbanismo e Meio Ambiente e Transporte e mobilidade se reuniram para entender a missão central do Instituto de Planejamento de Cascavel que é pensar o futuro. Projetar ações e seus desdobramentos de médio e logo prazos, inicialmente com foco em 2030. O assunto foi minuciosamente detalhado pelo secretário municipal de Planejamento Fernando Dillemburg. “Ele contribuirá com aspectos elementares do processo, com foco no crescimento econômico para gradualmente entregarmos a comunidade avanços sociais de grande alcance. Para tudo isso, ser possível é preciso ter o planejamento em longo prazo”, explicou.

O instituto foi cuidadosamente estudado e aprofundado ao longo do ano passado pela Câmara de Urbanismo e Meio Ambiente do Conselho. A análise foi criteriosa e tratou inclusive de questões históricas ligadas a uma lei aprovada ainda no ano de 1996 e que jamais foi colocada em prática.

O projeto que precisará ser incorporado pela administração pública e aprovado pela Câmara de Vereadores, estão especificadas as funções do órgão. Que são: manter um amplo e atualizado banco de dados e de informações, gestão de projetos e planejamento (planos e programas que servirão como balizadores a todas as áreas de interesse da comunidade) e projetos e regularização fundiária. Das decisões mais simples às mais complexas, desde que tenham interesse público, todas terão subsídios do Instituto, que contribuirão para potencializar acertos e resultados.

Próximo encontro da câmara de Urbanismo será no dia 09 de agosto das 14h às 15horas na Acic!

Por Patrícia Pacheco