CAPITAL TÉCNICO TECNOLÓGICO
Sistema de Informações Territoriais é debatido no painel

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel reuniu na terça-feira 20, mais de 15 entidades representativas em debate o Sistema de Informações Territoriais, o Sit-Oeste, o tema foi apresentado pelo gerente do Centro Internacional de Hidroinformática Rafael Gonzales.

De acordo com Gonzales, a ausência de um banco de dados amplo, confiável e amparado por ferramentas dinâmicas é uma das mais antigas carências do Oeste do Paraná. Mas no que depender do PTI, o Parque Tecnológico de Itaipu, essa lacuna está próxima de ser preenchida. O PTI e outros parceiros trabalham na elaboração de um amplo mecanismo que coleta, acessa, tabula e organiza informações sobre a realidade regional. O SIT está associado ao POD, Programa Oeste em Desenvolvimento, e contribuirá para balizar as mais diversas análises, projetos e ações com foco no crescimento econômico.

Diversos profissionais altamente capacitados participam do projeto que já a partir de 2017 passa a aceitar demandas. Parceiros poderão apresentar carências e indicar pesquisas para conhecer informações específicas. “Com os dados corretos em mãos, ficam mais claros o que pode e o que deve ser feito para viabilizar uma ideia, um projeto ou um negócio”, detalhou Gonzales.

O Conselho de Desenvolvimento é representado por mais de 65 entidades, liderado pelo presidente Edson José de Vasconcelos, as reuniões são moderadas pelo executivo Juliano Fuzinatto.

Por Patrícia Pacheco