Cartilha orienta população sobre quem acionar em casos ligados à segurança

Contribuir para que um número cada vez maior de pessoas saibam as atribuições de cada órgão de segurança e a quem recorrer quando for necessário é uma das intenções de cartilha que acaba que ser apresentada à comunidade pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, por meio de sua Câmara Técnica de Segurança, e pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Cascavel). A apresentação da cartilha ocorreu na sexta-feira, 24, na Sala do Conselho Superior Altamir Silva, na Acic. Representantes de órgãos ligados à segurança, Ministério Público, entidades de classe e imprensa participaram.

Com 16 páginas, a cartilha População Segura traz informações, ilustrações, fotografias e logomarcas de instituições que, de uma forma ou outra, estão ligadas às questões da segurança pública. Um dos principais objetivos da cartilha, segundo o presidente do Conseg, Rafael Lorenzo, é criar um canal para aproximar ainda mais a população de Cascavel dos órgãos de segurança. Com linguagem simples e de fácil compreensão, ela traz histórico, funções, responsabilidades, contato e quando procurar aquele determinado órgão.

“Esse será um instrumento poderoso para que as pessoas conheçam mais sobre quem é, o que faz e sua colaboração em ações contra a criminalidade”, diz o vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento, Paulo Beal. O material, que também tem versão digital e está disponível em sites e facebook de entidades locais, será impresso e distribuído em centros de educação infantil, escolas, universidades, centros de saúde e em outros ambientes de grande circulação de pessoas. O empresário Sérgio Woziak, coordenador da Câmara Técnica de Segurança, fez menção à história do Conselho, de sua missão de aproximar a comunidade das forças policiais e do reforço que a cartilha dará nessa direção.

Futuro
A publicitária Leudimila Parcianello, que colaborou com a elaboração da cartilha, entende que esse material é um passo importante para mostrar que a comunidade está unida para entender e para participar mais proativamente de um segmento cada vez mais debatido e importante em uma cidade. Integrante da Câmara de Segurança do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, Leudimila informou que a visão dela é pensar como se quer a cidade em 2030. E a meta é ter uma Cascavel segura. Para isso, três objetivos foram traçados, de estruturar novas ações para integrar a população junto aos órgãos de segurança, para promover e disseminar o ensino de segurança e fortalecer um centro integrado de operações.

Com a cartilha em mãos, ou acessando-a pelos meios digitais, as pessoas saberão a quem recorrer em diferentes tipos de ocorrências. “Isso ajudará, inclusive, a desafogar a Polícia Militar, que costuma ser o primeiro contato de toda a população independentemente do tipo da emergência”, diz Rafael Lorenzo. A promotora de Justiça Simone Lúcia Lorenz, que também destacou a atitude do Conselho de Desenvolvimento em produzir um material especializado para orientar as pessoas sobre quem acionar quando necessário, deu detalhes sobre o Cogesp, um dos parceiros do projeto, e de suas atribuições.

O Conselho de Gestores de Segurança Pública foi criado em 2013 para aproximar diretores de órgãos ligados à segurança, entidades e ministério público. A atribuição dele é pensar políticas de segurança e, de forma articulada, viabilizar melhorias que contemplem toda a sociedade. Outras iniciativas para inibir os índices de criminalidade foram citadas durante a apresentação da cartilha, como o Vizinho Solidário e o Proerd, programa que leva informação a alunos sobre os perigos do consumo de entorpecentes e os danos provocados por toda forma de violência física e emocional.

Informações
A cartilha traz informações, responsabilidades e contatos da Cettrans (Companhia de Engenharia, Transporte e Trânsito), Conseg, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, polícias Civil, Federal, Militar, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal, Ministério Público do Estado do Paraná, Ministério Público Federal e Corpo de Bombeiros. A capa traz imagens do centro de Cascavel, de autoria de Julio Szemanski e Fábio Conterno, e o verso reúne em um mesmo espaço os números dos telefones de 12 órgãos de segurança pública com atuação no município de Cascavel.

Legenda: Lançamento da cartilha ocorreu na Sala do Conselho Superior Altamir Silva

Legenda: O presidente do Conseg, Rafael Lorenzo, informa sobre as intenções com o material

Legenda: Sergio Woziak é coordenador da Câmara Técnica de Segurança do Conselho de Desenvolvimento

Legenda: A promotora Simone deu detalhes sobre o Cogesp, que foi criado em 2013

Legenda: Leudimila explica sobre etapas de elaboração e funções da cartilha

Crédito: Assessoria
Acesse cartilha digital: https://www.cascaveldofuturo.com.br/projetos