Conselho Desenvolvimento

O encontro será às 8h30 na ACIC durante café da manhã. O lançamento contará com participação da imprensa, representantes da rede de ensino, faculdades, poder público/privado, entre outros.

O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança Pública), aderiu a sugestão de elaborar e distribuir a cartilha população segura, ação que foi sugerida pela câmara técnica de segurança do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel.

A cartilha População segura, tem objetivo de aproximar os órgãos de segurança da comunidade. Apresentando-os por abrangência municipal, estadual e federal, informa aos cidadãos seus objetivos, e traz instruções para o correto contato, dependendo da situação de risco. Você encontrará informações sobre a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Cettrans, Guarda Municipal, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Polícia Ambiental e Conseg.

O conteúdo está dividido por objetivo: finalidade do órgão perante a comunidade. Principais funções: atividades que são de responsabilidade do órgão em questão. Histórico: trajetória como surgimento, inserção na constituição, e outros fatos históricos. Quando procurar: quais as ocorrências adequadas para serem levadas a cada órgão. Contato: meios por onde a comunidade pode entrar em contato para prestação de serviço.

O Conselho tem participação voluntária é apartidário com visão de planejar o futuro. Assim sua natureza está em planejar e tecer alianças para executar, o que impede que o Conselho tenha qualquer conflito com o trabalho do poder público. Aliás, ao contrário, os dois são complementares na gestão da cidade.  Conselho de Desenvolvimento, não deve EXECUTAR ele é PROPOSITIVO para Entidades e Poder Público. Ele faz um trabalho LÚDICO de desenhar o FUTURO e ajuda no acompanhamento do plano de ação.

Por Patrícia Pacheco