Na sexta-feira, 08, reuniram o presidente da Copel Comercializadora, Franklin Miguel, procurador jurídico, Luciano Braga Cortes, presidente da Fundetec, Alcione Tadeu Gomes, coordenador da câmara Luiz Eduardo Cunha D’Avila. e técnicos convidados, em pauta: implantação de fontes alternativas de geração de energia na gestão municipal.

O Presidente da Fundetec, Alcione, relatou otimista que o governo municipal aposta na visão Cascavel do futuro, e alinhado com a visão da sociedade, proposta na câmara de energia, aderiu ao projeto. “Vamos dar start com diversas ações que irão beneficiar o município, queremos tornar Cascavel um modelo de atratividade urbana para visitação”.

As iniciativas fazem parte das ações a longo prazo da câmara técnica de energia do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, que pontuou quatro itens estratégicos no plano de ação: geração distribuída, smart grids e micro grids, eficiência energética e uso de energia renovável para o transporte, as quais atendem o projeto Cascavel/2030.

A câmara propõe estimular ações aproveitando os anseios do público/privado, na implantação da geração de energia por diversas fontes aplicáveis junto a eficiência energética.

O presidente do Conselho Edson Vasconcelos, pontua que as iniciativas podem ser ampliadas a classe empresarial, a geração de energia tem que ser tratada amplamente sem focar especificamente em um tipo de geração como exemplo geração fotovoltaica, e sim todos os tipos de geração alternativos existentes, pontuando os pros e contras, avaliou.

Por Patrícia Pacheco