Cascavel vai comemorar 69 anos, mas você já parou para imaginar como será a cidade daqui a 10, 20 ou 30 anos? Como serão o movimento nas ruas e os pontos turísticos? O transporte terá evoluído? E a saúde?
Pois saiba que a Cidade do Futuro é projetada já há alguns anos. Desde 2010, profissionais, entidades e associações trabalham na elaboração de um planejamento com perspectivas de mudanças que envolvem setores como educação, transporte e infraestrutura.

Tudo começou com um estudo desenvolvido pela Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) e entregue em 2012, chamado Projeto Cidades Inovadoras Cascavel 2030, no qual foram destacadas áreas como educação e cultura, energia, saúde e bem-estar, segurança, transporte e mobilidade, urbanismo e meio ambiente. Para cada uma foram pensadas ações para possibilitar desenvolvimento e modernização. Na educação, por exemplo, a aposta era na formação e na valorização de profissionais. No projeto 2030, o painel de Transporte e Mobilidade Urbana mostrava Cascavel como um polo metropolitano em transporte, oferecendo acessibilidade.

Edson Vasconcelos foi presidente e atualmente é membro do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel). Ele acompanhou a elaboração daquele projeto e a criação dos painéis. “O objetivo do Cascavel 2030 foi refletir, planejar e ajudar a viabilizar investimentos, mas, principalmente, promover união das entidades e mostrar que, em parceria com poder público, é possível desenvolver a cidade do futuro promovendo evolução e modernidade a longo prazo”, explica.

A proposta Cascavel 2030 projetava o aumento populacional. Em 2010 eram 266.835. A expectativa para 2030 era de 392.812. Agora a cidade possui 332.333 habitantes. “Hoje, o mais importante é não ter necessariamente uma grande população, mas grandes oportunidades para que os jovens não precisem sair da cidade para estudar ou trabalhar”, explica.

Fonte: Jornal O Paraná