Temas como empregabilidade, infraestrutura e energia foram apontados como prioritários para o desenvolvimento industrial a região

O primeiro Fórum Regional da Indústria promovido pela Fiep em Cascavel teve lugar no Teatro Emir Sfair, nesta sexta-feira, (15). O evento marca o início de uma série de encontros organizados pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) para lançar os Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. O presidente Alci Rotta Jr, representante de mais de 65 entidades que compõem o Codesc, prestigiou o evento ao lado de diretores e conselheiros.

O objetivo do evento é mobilizar a sociedade em prol do fortalecimento da indústria na região Oeste e contribuir com subsídios para a elaboração de uma política industrial abrangente para todo o estado. Os eventos de lançamento dos Fóruns estão agendados para seis regiões do Paraná, entre março e maio.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, ressalta que o propósito dos Fóruns é engajar a comunidade e a opinião pública qualificada na discussão sobre a indústria. Ele destaca o potencial do setor para impulsionar a renda per capita do Paraná e de seus municípios, mas enfatiza a necessidade de criar um ambiente favorável à atividade industrial, adaptado às particularidades de cada região.

Durante o evento, foram apresentados o perfil atual da indústria na região Oeste e reflexões sobre áreas chave que demandam melhorias, como formação de mão de obra, infraestrutura, energia, inovação e produtividade. As lideranças presentes foram instigadas a apontar as prioridades para o desenvolvimento industrial em suas respectivas regiões. Esse trabalho continuará ao longo do ano com oficinas temáticas para aprofundar as necessidades específicas de cada área, visando formular propostas concretas para uma política industrial eficaz no Paraná.

O processo envolve empresários, líderes industriais, sindicatos empresariais, representantes do poder público e instituições relacionadas ao setor produtivo de cada região. Além de Cascavel, outros cinco municípios sediarão os eventos de lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria nos próximos meses, com datas já definidas para Francisco Beltrão, no dia 22 de março, e Maringá, em 5 de abril. As reuniões nas regiões Norte, dos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral estão programadas para datas a serem confirmadas nos meses de abril e maio.

Por Patrícia Pacheco