O evento contou com mais de cem convidados, incluindo lideranças da sociedade civil e dos poderes públicos, como entidades, vereadores, deputados estaduais, federais, secretários municipais, empresários, bem como contou com a presença do prefeito presidente de honra, Leonaldo Paranhos. Na sexta-feira, 02/06, no Auditório do Sinduscon Paraná Oeste em Cascavel.

A eleição de diretoria foi feita por representantes das entidades que compõem a plenária do Conselho. O edital de convocação da eleição e os nomes da chapa foram lidos e aprovados com uma salva de palmas. Alci Lúcio Rotta Junior, vice-presidente do Sindilojas e do POD- Programa Oeste em Desenvolvimento, afirmou que é com respeito e com seriedade que assume o Conselho. “São 65 entidades que se somam para ajudar, para sintonizar forças e para trazer norte com foco no desenvolvimento”, afirmou ele.

O presidente de honra Leonaldo Paranhos, pontuou alguns pilares que integram o Conselho, durante sua prestação de contas, entre os pilares abordados: desenvolvimento econômico, infraestrutura, educação e capacitação, saúde e bem-estar, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento urbano, cultura e turismo.

O prefeito Paranhos, finaliza seu discurso fazendo um pedido de apoio ao Codesc, para desenvolver a Agência de Fomento, buscando o envolvimento e o suporte do Conselho para estabelecer e fortalecer uma instituição voltada para o desenvolvimento econômico. O Conselho poderá contribuir no desenvolvimento do plano estratégico da Agência, ajudando a definir metas, objetivos, áreas de atuação e diretrizes gerais.

“Agência precisa ter autonomia, para ter condições de colocar os projetos de necessidade da cidade em prática. Em conversa com Sebrae, já está consensuado que precisamos do Codesc, o qual será a base para colocar os projetos de longo prazo. Cascavel precisa terceirizar os projetos e fazer uma radiografia dos Distritos para que possamos entregar aos investidores a recomendação correta para que eles possam realizar seus investimentos e a gestão pública oferecer a infraestrutura adequada. Podemos deixar um grande legado, que será uma ferramenta gigante para o desenvolvimento”, defendeu, otimista o prefeito Paranhos.

AGÊNCIA DE FOMENTO

“Ela só poderá existir com a participação das entidades organizadas o Codesc será uma ferramenta principal o qual congrega a união de mais de 65 entidades. Em breve, será apresentada ao Conselho um esboço dela que está sendo elaborado em conjunto com Sebrae. Queremos ouvir as entidades, para que podemos definir o melhor método, para termos uma Agência independente com nomes de futuros gestores indicados pela sociedade organizada, podendo ser com lista tríplice com poder público. Intuito é perpetuarmos o melhor modelo, lembrando que ela começará a funcionar no último ano de gestão”, detalhou José Fernando Dillenburg, engenheiro civil e assessor do gabinete, do prefeito, Leonaldo Paranhos.

SAIBA MAIS

“Agência será um agente complementar, o qual diversos de nós já ocupamos, obviamente o Poder Público, ou o próprio Codesc que continua com sua importância e ganhará ainda mais, Secretaria de Desenvolvimento, Fudetec e demais agentes. Agência converge e ajudará a coordenar as ações desses entes de desenvolvimento da cidade. Em tese, boa parte dos projetos de desenvolvimento que já existem ou que vão existir, a Agência ajudará a operar, por isso será uma AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA E FOMENTO, a pauta de fomento é mais comum, já a pauta “inteligência” tem sido o nosso maior desafio”, pontuou o gerente Regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein, afirmando, que pretendem realizar a entrega da Agência de Fomento ao Poder Público no mês de novembro, para atender ao menos o último ano da gestão do prefeito.

POSSE DOS CONSELHEIROS PARA GESTÃO 2023/2025

Pela Mesa Diretiva, foram empossados: Alci Lucio Rotta Junior, como presidente, Ricardo Lora, vice-presidente, Carlos Guedes, como primeiro secretário, Siro Canabarro, segundo secretário, Valdir Pacini, diretor financeiro, Antonio Ruyz, diretor de eventos e Antonella Neves, assessora jurídica. Também foi empossado o prefeito Leonaldo Paranhos, como presidente de honra do Codesc.

RECONHECIMENTO

Durante o evento, foi entregue um troféu, placa de reconhecimento ao prefeito presidente de honra Leonaldo Paranhos, vice-presidente Gelson Uecker e ao primeiro presidente, representante da Fiep- Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson Vasconcelos. O prêmio simbólico foi uma forma de expressar gratidão e apreciação pelos serviços prestados aos conselheiros.  Ao entregar o troféu, o presidente Alci Lúcio Rotta Junior, fez um discurso enaltecendo as realizações dos ex-conselheiros, mencionando seu impacto positivo na entidade. Esta foi uma maneira de destacar publicamente os trabalhos e agradecer pelo comprometimento, nas ações do Codesc.

“Este troféu é um símbolo de nossa gratidão e apreço pelos esforços e dedicação demonstrados por vocês. Reconhecemos o trabalho árduo, a transparência na tomada de decisões, a buscas pelas melhorias contínua e o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável da nossa comunidade”, pontuou o presidente Rotta, reeleito para conduzir a nova gestão.

O Conselho é consequência de inúmeros debates, feitos durante muitos anos e com experiências que, gradualmente, prepararam o município para esse momento tão especial, segundo Rotta. Um dos pontos mais importantes ocorreu em 2012, com o projeto Cidades Inovadoras, da Fiep, e então com o suporte do G8. “Com os olhos na Cascavel de 2030, hoje o olhar passa para 2050”, vamos trabalhar por um ambiente de desenvolvimento social agradável, com uma sociedade sustentável e socialmente evoluída”. E o presidente então recém-empossado decretou: “Dedicação e vontade de trabalhar não vão faltar, e Lora, já pode ir “afiando o machado”, pra assumir daqui a pouco.

DESAFIO

Para vice do Conselho foi eleito o ex-presidente do Sinduscon Paraná Oeste, Ricardo Lora. Ele entende a atribuição como um grande desafio e que todos, com sinergia, contribuirão para passos importantes com foco em um município muito melhor a todos. “Vamos todos compor um ambiente adequado para o debate e o crescimento que todos esperam”.

Crédito: Patrícia Pacheco