Antonio Ruyz, diretor de eventos e representante do Sintropar na Codesc, esteve presente no café da manhã com o presidente do CRECI/PR (Conselho Regional de Corretores de Imóveis – 6ª Região do Paraná), Luiz Celso Castegnaro, representando o presidente da Codesc, Alci Lucio Rotta Jr. (Sindilojas).
O encontro, realizado no auditório do SENAC, reuniu aproximadamente 180 participantes e destacou a importância da Codesc, oficialmente constituída em 11 de junho de 2024, após mais de uma década de atuação informal.década de atuação informal.
Durante sua fala, Antonio destacou que a Codesc é uma plataforma essencial para planejar o futuro de Cascavel. Composta por mais de 65 entidades atuando de forma colaborativa e voluntária, a coordenadoria tem a missão de promover o desenvolvimento econômico sustentável do município, focando em áreas como mobilidade urbana, sustentabilidade e qualidade de vida. Seu ponto de partida foi o projeto “Cidades Inovadoras Cascavel 2030”, uma iniciativa da Fiep que envolveu líderes comunitários e a sociedade civil em um movimento de transformação.
Em 2022, a Codesc contratou a Urban Systems para traçar um plano estratégico para o município até 2050. Hoje, a coordenadoria conta com sete câmaras técnicas, cada uma voltada para áreas cruciais como saúde e bem-estar, energia, transporte mobilidade e infraestrutura, urbanismo e meio ambiente, agropecuária, educação e turismo e eventos. A Plenária da Codesc, composta por representantes das entidades, delibera sobre ações estratégicas que visam garantir o progresso sustentável e planejado de Cascavel.
Antonio enfatizou que o planejamento de longo prazo é fundamental para a realização de grandes projetos, garantindo inovação e sustentabilidade para a comunidade. Cascavel, segundo ele, está em uma trajetória de desenvolvimento alinhada com o bem-estar coletivo e o avanço tecnológico.
O CRECI/PR, uma das entidades integrantes da Codesc, contribui ativamente para o desenvolvimento desse projeto visionário. Para mais informações sobre a Codesc e seus projetos, acesse: [www.cascaveldofuturo.com.br]
Crédito: Patrícia Pacheco