A confraternização que teve o intuito de mostrar a força das entidades que consensuam pautas estruturantes para Cascavel e região, reuniu em torno de 100 lideranças representativas do poder público e entidades regionais e estaduais em jantar, na terça, 6, na Associação Atlética Coopavel, os convidados foram recepcionados pelos anfitriões CODESC – Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel e POD- Programa Oeste em Desenvolvimento.

Na abertura do jantar, o presidente Dilvo Grolli expressou sua gratidão e ressaltou a relevância histórica da 36ª edição do Show Rural. Ele reconheceu e agradeceu a todos que contribuem para o sucesso desse grandioso evento, destacando a força das entidades que se unem para promover bandeiras cruciais ao desenvolvimento econômico de Cascavel e região.

O presidente Alci Lúcio Rotta Junior, que tem a representação de mais de 65 entidades do Codesc, agradeceu a presença de todos no encontro, destacando a importância da união entre entidades regionais e estaduais. “Este evento não é apenas uma celebração, mas uma oportunidade única de fortalecer a colaboração para impulsionar o progresso sustentável em Cascavel e sua região. CODESC e POD reafirmam o compromisso de construir um futuro promissor, contando com a participação de todos para tornar o evento memorável e inspirador”, pontua.

Rainer Zielasko, presidente do POD, elucidou a missão do programa, que consiste em estabelecer prioridades para o desenvolvimento integrado. A iniciativa reúne esforços de pessoas engajadas em discutir temas cruciais para o Oeste do Paraná, colaborando na busca das melhores soluções. Nos consideramos “caçadores de problemas”, pois uma vez solucionados, não nos prendemos mais a eles. Uma região organizada territorialmente enfrenta crises de maneira mais resiliente, saindo rapidamente delas, o que nos motiva. Isso explica por que o Oeste apresenta números mais positivos no cenário paranaense.

Ercilio Santinoni, presidente da FAMPEPAR e do Conselho Deliberativo do SEBRAE PR, parabeniza o presidente Rotta, ressaltando que o Paraná é o estado que mais cresce no Brasil devido ao trabalho conjunto e organizado das entidades e suas representações. Santinoni destaca que o associativismo traz resultados e expressa orgulho ao ver a casa cheia.

O Diretor de Eventos, Antonio Ruyz, destaca ao ex-presidente do Codesc e atual presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, reconhecendo sua aguerrida atuação como idealizador do Conselho de Desenvolvimento. Agradece pelos mais de 10 anos de dedicação, ressaltando o papel fundamental de Vasconcelos, agora na Fiep, como líder do associativismo. Vasconcelos, por sua vez, expressa gratidão aos presentes e destaca o compromisso com o associativismo para promover a imagem positiva de Cascavel.

Edson Vasconcelos compartilha sua experiência desde a época em que fez um acordo com o então presidente da Acic, Alci Rotta, para impulsionar o Codesc. Destaca a importância do engajamento e orgulho das entidades, superando desafios iniciais. Vasconcelos reforça a necessidade de abordar a política de forma diferente e destaca as contribuições do Codesc para propostas de governo.

Ele celebra os avanços conquistados, incluindo projetos estruturantes para os futuros governantes a longo prazo, evitando “elefantes brancos”. Vasconcelos destaca a convergência de atores na região para alcançar marcos como aeroporto, trevo, duplicação, e controle da aftosa. Reflete sobre a importância de celebrar essas conquistas e a responsabilidade de dar exemplo. Anuncia a realização de fóruns regionais da indústria em Cascavel, marcados para 15/03 no Teatro Emir.

O prefeito Leonaldo Paranhos, presidente de honra do Codesc, destacou a importância da cooperação entre entidades, despedindo-se em seu último ano como prefeito em um momento tão enriquecedor. Para ele, o Show Rural é o grito, o brilho e o suspiro de Cascavel, expressando o DNA da cidade como a festa mais significativa. Saudando a todos com alegria, Paranhos expressa o desejo de comemorar com esse mesmo espírito.

Paranhos celebra a presença do cascavelense Edson Vasconcelos, como presidente da Fiep, resultado da individualidade, do DNA e da inteligência que optou por não se submeter passivamente, mas participar ativamente. Ele reconhece as dificuldades que os empresários tem em deixar suas empresas, mas destaca que nos sonhamos e Edson enxergou a Fiep, o que terá um efeito enorme. Paranhos enfatiza a decisão do setor organizado de Cascavel, afirma não ter se arrependido de ter escutado, discutido e avançado, pois não existe herói capaz de transformar uma cidade sozinho. Orgulha-se de ter lideranças ao seu lado nesse processo, ressaltando a importância da parceria entre o poder público e o setor produtivo.

Na sequência o jantar foi servido aos convidados, ao som do saxofonista Paulo Drage.

Crédito: Assessoria