Nesta sexta-feira (26), no Auditório Cascavel da ACIC, foi realizado o Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná, organizado pela Caciopar, Sebrae, ACIC e POD.
O encontro reuniu prefeitos, lideranças regionais e representantes de entidades, que acompanharam painéis de destaque, entre eles:
🔹 Case Sobral (CE) – Alfabetização na Idade Certa: a força da gestão por indicadores educacionais
🔹 Assaí Tech – Meta-Governança: empreendedorismo do infantil ao primeiro emprego
Ao final do evento, foi assinada uma Carta de Intenções, documento que reforça o compromisso coletivo em transformar os encaminhamentos em políticas públicas e iniciativas práticas para o fortalecimento do Oeste do Paraná.
A Codesc – Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, representada pelo seu presidente, engenheiro Ricardo Lora (Sinduscon Paraná Oeste), participou ativamente das discussões e de reuniões diretas com o prefeito, ao lado de técnicos que compõem as Câmaras Técnicas. O vice-presidente da Codesc é Marco Portes (Sindicato Rural de Cascavel).
“A Codesc, há mais de 10 anos, atua em Cascavel com o propósito de propor iniciativas de longo prazo que possam se transformar em políticas públicas locais. São mais de 65 entidades integradas nesse esforço coletivo, e momentos como este fórum reforçam a importância da união regional para garantir um futuro sustentável e competitivo”, destacou o presidente Ricardo Lora.
Atualmente, a Codesc reúne sete Câmaras Técnicas ativas – Educação; Saúde e Bem-estar; Energia; Agropecuária; Urbanismo e Meio Ambiente; Transporte, Mobilidade e Infraestrutura; e Turismo e Eventos –, com a participação de diretores e técnicos que contribuem para a construção de um planejamento estratégico.
O Fórum contou ainda com a presença de prefeitos, além de lideranças empresariais e institucionais. O presidente da Caciopar, Reni Felipe, e o presidente do POD, Alci Lucio Rotta Jr., foram parabenizados pelas entidades pelo nível das palestras e debates conduzidos.
🌱 A Codesc reafirma seu compromisso de ser um espaço de convergência de ideias e propostas, unindo a sociedade civil organizada, o poder público e entidades locais em prol do desenvolvimento sustentável de Cascavel.