Com uma casa cheia de representantes e líderes de entidades, o vice-presidente Ricardo Lora (Sinduscon Paraná Oeste) deu início à plenária itinerante na quarta-feira, 17, na Acic.

Uma carta de boas-vindas lida pelo diretor de eventos Antonio Ruyz (Sintropar) enalteceu: “Os mantenedores mensais são um testemunho do poder da colaboração e solidariedade que impulsiona nossos esforços coletivos. São eles: Acic, Sindilojas, Sindicato Rural de Cascavel, Cotriguaçu e Cresol”. O anúncio foi recebido com uma calorosa salva de palmas.

André Mendes, especialista em gestão urbana da Urban Systems, delineou as etapas-chave do Projeto Cascavel 2050: a entrega do diagnóstico em 2021, o desenvolvimento dos planos estratégico e de ação em 2022, seguido pelas devolutivas das câmaras técnicas em outubro de 2023 e, atualmente, estamos em fase de revisão do documento para sua conclusão. A Urban Systems, reconhecida nacionalmente em estudos urbanos, está contribuindo com três planos estratégicos para impulsionar o desenvolvimento de Cascavel e atingir objetivos coletivos. O Projeto Cascavel 2050 será oficialmente entregue no início de maio, conforme anunciado por André Mendes da Cruz. Posteriormente, estará acessível para consulta no site oficial do Codesc.

O prefeito Leonaldo Paranhos e presidente de honra, apresentou um estudo de viabilidade realizado pela Infraero para a implantação de um aeroporto de cargas em Cascavel. Essa iniciativa, discutida há bastante tempo, posiciona Cascavel na rota aérea das exportações, complementando os modais de transporte existentes, como trem e caminhões.

O prefeito destaca a importância estratégica desse terminal aeroportuário para Cascavel e a região, enfatizando a necessidade identificada no estudo de viabilidade realizado pela Infraero. Ele ressalta que a cidade possui matéria-prima, demanda e necessidade para justificar a implantação desse aeroporto de cargas. Além disso, considera que, devido à distância dos portos e aos gargalos de transporte na região, a construção do aeroporto de cargas é uma recomendação relevante. O próximo passo será trazer representantes da Infraero para um encontro com o Codesc, onde serão tomadas as decisões finais para colocar o projeto em prática, afirmou o gestor.

O presidente da Agência de Inteligência e Fomento (AIF), Fernando Dillenburb, explica que a primeira fase do projeto envolve a ampliação do terminal de passageiros e a construção do terminal de cargas. Ele destaca que essa iniciativa proporcionará à região um novo modal para escoamento da produção, o que contribuirá significativamente para o desenvolvimento de Cascavel. Esse progresso vem em consonância com a recentemente inaugurada Agência de Inteligência, complementando as estratégias de crescimento da cidade.

Ricardo Lora, vice-presidente do Codesc, enfatiza que o conselho tem como missão promover o desenvolvimento de forma abrangente e destaca a importância de contar com um terminal de cargas. Ele assegura que o projeto será encaminhado com determinação, sendo discutido nas câmaras técnicas para garantir uma implementação eficaz e bem-sucedida.

Legenda: Prefeito Leonaldo Paranhos, vice-presidente Ricardo Lora e Siro Canabarro, presidente da Acic

Crédito: Patrícia Pacheco