Um dos principais eventos do Codesc_Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, o Tendências Codesc, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro, vai reunir grandes nomes de especialistas para debater as principais tendências de futuro no eixo Urbanismo e meio ambiente.

Para abordar os Desafios do Macrozoaneamento para Cascavel 2050, primeiro painel do encontro, confirmado Omar Akel, Arquiteto e Urbanista, foi diretor técnico da Cohab e presidente do IPPUC, do Ipardes e da Mineropar. Foi administrador Regional da Matriz (Prefeitura de Curitiba). Exerceu o cargo de diretor-presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). Desenvolveu projetos de planejamento e consultoria nas áreas de transporte e desenvolvimento urbano em Maringá, Cascavel, Nova Esperança, Foz do Iguaçu, Londrina e Bombinhas.

 

Para debater sobre Cidades do Futuro e os Desafios do Planejamento Urbano, Silvio Barros, Engenheiro Civil com especialização em engenharia ambiental. É consultor e palestrante na área de sustentabilidade e de gestão colaborativa através da empresa Solução Consultoria. Trabalhou 15 anos na Amazônia com desenvolvimento de produtos e destinos de turismo sustentável. Foi secretário de estado de Turismo no Amazonas e no Paraná e também secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Paraná. Foi prefeito de Maringá por duas gestões quando implementou uma inovadora parceria com a sociedade civil organizada no planejamento de longo prazo e administração da cidade. Atualmente atua como mentor para prefeitos do programa Cidade Empreendedora do Sebrae.

No painel Expectativas e Possibilidades para Mobilidade Urbana do Futuro, Gustavo Taniguchi, Diretor da URBTEC™. Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná, (UFPR/1996), com pós-graduação Mobilidade e Trânsito, e Engenharia de Tráfego. Possui mestrado em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR/2007) e atua profissionalmente na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em projetos de Transporte Urbano, Mobilidade e Sistemas de Passageiros.

Perspectivas do Adensamento para a Transformação Urbana, com o Diretor Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), Gilson de Jesus dos Santos, Jornalismo e pós-graduado em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Paraná e Planejamento Urbano pela Unyleya. Foi secretário executivo da Amsulep (Associação dos Municípios da Região Suleste), secretário de comunicação nas prefeituras da Lapa e Mandirituba e secretário de gabinete na Prefeitura de Curitiba e na Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP. Atualmente é vice-presidente do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas – FNEM.

 

Fecha a programação de painéis no sábado, “Ordenamento do Território e Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo”, Vicente de Paula Loureiro, Arquiteto e Urbanista. Atualmente no cargo de Conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro – AGETRANSP.  Com ampla experiência em Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano.

 

São investidores: Acic, Unipar

No apoio: Visite Cascavel,  AEAC, Sinduscon|Paraná Oeste, Sintropar e FAG.

 

O Tendências é presencial, as inscrições serão gratuitas e limitadas. Acontecerá em setembro, no Auditório Cascavel da Acic.

 

Crédito: Assessoria