Cascavel do Futuro

O presidente Edson José de Vasconcelos do IPC- Instituto de Planejamento de Cascavel, recepcionou na quinta, 20 os coordenadores das câmaras técnicas do Codesc- Conselho de desenvolvimento econômico sustentável de Cascavel.

O bate-papo teve o propósito de esclarecer dúvidas pontuais e entender como funciona o IPC. Vasconcelos iniciou detalhando a importância do Codesc, que foi criado há mais de quatro anos e tem a missão de refletir sobre o futuro que se quer para Cascavel nas mais diversas áreas. O Codesc resgatou o antigo Ipuvel, transformando em IPC, o qual foi criado nos moldes do Ippuc- Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, que tem como atribuição conectar o planejamento das diversas áreas da administração de Cascavel”, detalhou Vasconcelos, estimando que haverá um prazo para que o órgão “esteja maduro para cumprir inteiramente a sua função”.

O IPC é uma autarquia municipal criado pela lei municipal nº 6791/2017, pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia técnica, administrativa e financeira. Com objetivo de estabelecer uma estratégia de planejamento municipal como base para o Plano Diretor de Cascavel com vistas ao desenvolvimento estruturado e sustentável do município a partir de procedimentos inovativos e tecnológicos, com atuação no curto, médio e longo prazo.

Em recente visita ao Ippuc, o presidente pode mencionar suas percepções. “Como o Codesc o Ippuc, é fundamentado em um tripé: transporte público, sistema viário e adensamento populacional, os quais estão sempre redesenhando a espinha dorsal”, disse.

Vasconcelos anunciou, que a contratação do Cascavel2050 pela Urban Systems, será feita de forma direta pelos apoiadores, pois a mesma permite partilhamento da cobrança entre as empresas e instituições que apoiarão financeiramente o planejamento, frisou afirmando, que o projeto irá ampliar a visão dos modos operantes do Codesc, que sempre teve a clareza de que precisam praticar a ascendência política para conseguir avançar.

O Codesc, iniciou no mesmo formado do Ippuc, os quais tem obrigação estatutária de ter pautas de médio e longo prazo, trabalhos que já vem acontecendo dentro das câmaras técnicas que compõem o Codesc que tem a representatividade de mais de 65 entidades.

#IPC #Codesc #Cascavel #CascaveldoFuturo #IPPUC

by Patrícia Pacheco