Mais de 600 pessoas participaram na segunda-feira à noite, no Teatro Municipal, do 2º Fórum do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel. Autoridades, técnicos e líderes dos mais diversos setores organizados foram convidados a refletir sobre o presente e principalmente sobre o futuro que se quer para o município, que está no centro de uma região formada por 50 municípios que juntos têm 1,3 milhão de habitantes e PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 40 bilhões.

Oficialmente constituído em 16 de fevereiro de 2016, o Conselho é resultado de vários projetos que o antecederam e que deram sua colaboração ao processo de contínuo amadurecimento da sociedade civil de Cascavel. “Planejar é ter um objetivo”, disse o presidente Edson José de Vasconcelos que afirmou que, diante de tantas rupturas, é preciso ter pulso e coragem para refletir sobre o futuro. “Quem participa ativamente das nove câmaras técnicas que integram o Conselho sabem como esse exercício é difícil, porém compreendem a fundamental importância dele”.

Uma das maiores contribuições do Conselho, que é plural em tudo, é a aglutinação das mais diferentes forças que convergem pelo objetivo comum de ajudar a construir uma Cascavel ainda melhor, mais desenvolvida social, econômica, e cultural e estruturalmente, de oportunidades e de qualidade de vida a todos, indistintamente. “Temos por compromisso pensar temas estratégicos que façam com que o município seja melhor do que é hoje em 20, 30 anos”, afirmou Edson.

A atual configuração política, com mandatos de quatro anos, traz algumas dificuldades para pensar projetos amplos e de longo prazo, por isso é a sociedade que deve abraçar esse papel, sem qualquer competição, unicamente movida pelo desejo de contribuir, conforme Edson, que apresentou a evolução dos trabalhos das câmaras técnicas no último um ano. No período foram realizadas 136 reuniões com 1.632 participações. “De pessoas que se doam e confiam em um futuro melhor a todos”. A fortaleza do Conselho é o diálogo e tentar, a partir disso e de análises técnicas sobre a realidade, obter uma fotografia do futuro. E ele passa por avanços em educação, saúde, tecnologia, inovação, segurança, meio ambiente mobilidade e bem-estar.

Conquistas
Edson citou algumas das conquistas já possíveis com a colaboração do Conselho de Desenvolvimento. Ele falou da criação do Instituto de Planejamento e de passos em direção ao tão sonhado Aeroporto Regional do Oeste. Estudos técnicos indicaram que a limitação do atual não tem relação com a posição da pista ou sentido dos ventos e sim pelo avanço do perímetro urbano e da relação disso com o Plano Diretor. Indicaram também a melhor localização, na região de Espigão Azul, entre Cascavel, Toledo e Tupãssi, para o futuro empreendimento.

Recentemente, os prefeitos das três cidades (Leonaldo Paranhos, Lucio De Marchi e Ito Caeiro) assinaram decretos de utilidade pública reservando a área ao futuro empreendimento. “É uma obra de todos e uma fundamental ferramenta de desenvolvimento”, afirmou o presidente do Conselho. Edson citou uma frase do pensador Anatole France para sintetizar a atuação do Conselho de Desenvolvimento: “Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar”.

Bem-comum
O presidente do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), Danilo Vendruscolo, falou que as entidades e as comunidades do Oeste dão pulso a um movimento determinante ao futuro, que é unir, pensar e trabalhar conjuntamente pelas cidades e pela região que querem e merecem ter nas próximas décadas. “Esses são projetos do bem, do bem-comum e por isso precisamos abraçá-los de peito aberto, motivados e com otimismo”. Os prefeitos, disse Danilo, precisam contar com uma sociedade desenvolvida para que ele possa focar na saúde, educação e segurança. As políticas de Estado de longo prazo devem brotar dos anseios da comunidade, de forma organizada como ensina o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, afirmou Danilo.

Legenda
O presidente do Conselho de Desenvolvimento é o empresário e engenheiro Edson José de Vasconcelos

Legenda
Danilo disse que a união das entidades vai contribuir para construir a região do futuro, inclusiva e que todos merecem ter

Crédito: Assessoria

(box)

Patrocínios
O 2º Fórum do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel contou com patrocínio da Itaipu, Fiep, Cotriguaçu e Unimed, e apoio da Prefeitura de Cascavel.