Conselho Desenvolvimento

A primeira reunião da Câmara Técnica de Agropecuária aconteceu no dia, 07/12, reunindo diversos técnicos que representam o setor em Cascavel. O encontro foi liderado pelo coordenador Paulo Orso, que destacou a força das entidades e sociedade na construção de um futuro com desenvolvimento econômico sustentável para Cascavel.

O coordenador enfocou que as ferramentas técnicas elaboradas e empregadas são possíveis demarcar passos que possam conduzir ao futuro almejado, mais antenado às aspirações da comunidade, conectado às mudanças e às novas tendências e também observando vocações e potencialidades, a sociedade, por meio do Conselho, que é suprapartidário, podem determinar para onde querer ir e definir estratégias de como chegar lá.

Boas práticas e potencialidades que vem sendo desenvolvido no programa Oeste em Desenvolvimento, foram apresentadas pelo consultor do Sebrae Emerson Durso.

Dentre os assuntos discutidos, foram abordados objetivo geral para câmara de agropecuária relacionando, qualidade de vida e agregação de valor, infra estrutura, crédito, comunicação, informação, oportunidades opções produtivas, cadeias produtivas, capacitação, empreendedorismo e sucessão familiar.

A estudante Ana Maria dos Santos, reside em Braganey há 45km de Cascavel, acorda às 4h30 da manhã para chegar a faculdade, onde curso o  3°ano de medicina veterinária, pontuou fatores importantes que levou o grupo a reflexão.  De acordo com Ana Maria, o segredo em manter os jovens no campo, está na oferta de oportunidades de capacitação pra área rural. Lembrou, “mesmo aqueles que fazem faculdade de agronomia, veterinária, zootecnia, outras devem ser instruídos para voltar à propriedade onde residem com ideias novas, que possam coloca-las em prática”.  Destacou  o curso PER- Programa Empreendedor Rural, que mostra aos filhos e pais a capacidade produtiva de uma propriedade, do quanto pode se tornar viável.  Outro exemplo foi o curso DE OLHO do SENAR, que realiza a organização da propriedade melhorando esteticamente e de seus integrantes. Podendo ser possível de uma conversação de familiares “da linha de sucessão”, para ceder oportunidades aos sucessores, disse entusiasmada.

A próxima reunião teve acontecer em janeiro de 2017.

Por Patrícia Pacheco