O engenheiro civil Edson José de Vasconcelos acaba de ser reeleito presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, órgão criado há mais de três anos com a finalidade de refletir sobre o futuro do município. A eleição foi por aclamação e ocorreu na última sexta-feira, na Acic, durante a primeira plenária do Conselho em 2019. O encontro teve a participação de diretores e representantes de diversas entidades organizadas locais.

Edson, que é o primeiro presidente da história do Conselho, permanecerá na função por mais dois anos. O novo vice-presidente é o empresário Alci Rotta Júnior, representante do Sindilojas, e o secretário-geral é Gelson Uecker, representante das universidades.

A primeira plenária do ano abriu espaço também para uma reflexão sobre a recente visita do governador Ratinho Júnior à cidade, sobre apontamentos e posições do Estado quanto a obras estruturais para Cascavel e para o Oeste do Paraná, e debateu ainda sobre o atual momento das câmaras técnicas do Conselho. O desafio para 2019 é a elaboração do plano de ação tendo como referência o ano de 2050. Atualmente, o Conselho é formado por dez câmaras técnicas, nas quais ocorrem a apresentação e o amadurecimento das propostas que são então enviadas, debatidas e validadas pela plenária.

As dez câmaras técnicas que integram o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel são: agropecuária, energia, educação empreendedora, capital técnico e tecnológico, transporte e mobilidade, urbanismo e meio ambiente, segurança, cultura, saúde e bem-estar e turismo.

Crédito: Assessoria