Cascavel do futuro

A nova era o professor inspira e o aluno lidera, assim deve seguir os próximos anos da educação, as reflexões em torno do assunto tecnologia e educação tomou conta da sociedade há várias décadas. O mundo atual está passando por inúmeras e cada vez mais aceleradas transformações em torno de todos os campos da sociedade, desde o princípio da civilização o homem está sempre em busca de adaptações, mudanças, novos conhecimentos, aliás, fato este implícito em sua constante busca do saber e aprender. O tema foi debatido por Olga Tschá, Consultora, facilitadora e palestrante em empreendedorismo e educação empreendedora, nesta semana aos técnicos da câmara técnica de Educação Empreendedora do Codesc.

Entre as oportunidades do virtual que vieram para ficar, Olga mencionou: A importância do papel do professor; dificuldade de estudantes gerirem o próprio tempo; necessidade de organização pessoal e familiar para o bom aprendizado; legado para as IES; abrir um leque de ofertas de serviços virtuais; bibliotecas virtuais e ambientes digitais de aprendizagem, que certamente passarão a estar mais presentes.

O desafio no período pós-pandemia é não voltar ao que éramos antes, é preciso reconhecer os avanços. Autoconhecimento, resiliência, flexibilidade, organização autônoma, planejamento do tempo e das atividades e definição de metas diárias e semanais no ensino serão, para muitas pessoas, uma construção permanente, que poderá ser incorporada de forma definitiva à vida pós-pandemia.

Olga, deixou a provocação aos técnicos dos próximos passos para transformação da Educação:
1) Centro treinamento: A demanda por novos modelos de ensino e de aprendizagem devem ser constantes. (centro de Aprendizagem)
2) Mindset: Professor passa a ser o facilitador e as aulas integrarão todas as disciplinas.
3) Autonomia: É preciso urgência na transformação digital das instituições de ensino.
4) Soft Skills: Minimizar as disparidades entre o que é ensinado na maioria das escolas e o que o mercado demanda.
5) Propósito e felicidade: A escola tem de ensinar para a vida; O aluno é protagonista do processo, não mais o professor.

#educação #pedagogiaporamor #covid #arte #ensinomedio #education #psicologia #faculdade #empreendedorismo #repost #tecnologia #matematica #leitura #aprender #pedagoga #coronavirus #familia #sica #alunos #fiqueemcasa #alfabetiza #estudos #desenvolvimentoinfantil #foco #escolas #sa #universidade #inclus #futuro2030 #codescascavel

Crédito: Patrícia Pacheco