Entidades aprovam regimento do Conselho de Desenvolvimento

Um dia histórico para o futuro de Cascavel, assim o presidente da Acic, Alci Rotta Júnior, definiu o encontro da noite de quinta-feira, na Sala Paraná, que apresentou e aprovou o regimento do Conselho de Desenvolvimento Sustentável. “Esse é um passo fundamental e decisivo de um projeto que, de forma democrática e participativa, trará enorme contribuição para o crescimento e para o avanço de todas as áreas que compõem a nossa comunidade”, afirmou Alci. O Conselho já conta, inclusive, com o apoio e com a colaboração do prefeito Edgar Bueno.

Os representantes das entidades ouviram um retrospecto dos trabalhos que dão forma ao Conselho, que tem origem em iniciativas diversas desenvolvidas ao longo das últimas décadas. O ponto mais recente é 2011, com ações de mobilização organizadas pela Fiep, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Cidades Inovadoras. Originalmente, eram sete eixos – transporte e mobilidade, capital técnico e tecnológico, educação e cultura, segurança, saúde e bem-estar, urbanismo e meio ambiente e energia. Agora são oito, com o desdobramento das áreas de educação e de cultura, observou o supervisor estratégico da Acic, Juliano Fuzinatto, que coordena a execução dos passos iniciais do Conselho.

Câmaras técnicas

Os painéis técnicos promovem há meses reuniões regulares para definir prioridades e desdobramento de ações, com participação médica de 15 entidades por encontro. No último trimestre de 2015, um grande evento na Fiep aprofundou questões ligadas às câmaras técnicas e à plenária. Um levantamento preliminar indica que existem pelo menos 73 entidades organizadas no município e todas são convidadas a participar do Conselho de Desenvolvimento Sustentável. Segundo a área de atuação de cada uma, a partir do representante designado, elas atuarão ativamente nas Câmaras Técnicas. As próprias entidades decidiram as 19 que comporão a plenária.

Juliano informou que as câmaras são a essência do projeto, que elas debaterão as ideias e projetos que deverão dar corpo aos trabalhos do Conselho. No entanto, em função da quantidade de sugestões, caberá à plenária priorizá-las e então definir os caminhos, a exemplo da busca de recursos, para que elas saiam gradualmente do papel. A definição do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel é a seguinte: ferramenta de união e força da sociedade para agir e resolver, de forma planejada, o futuro da cidade com foco no desenvolvimento sustentável. O órgão atuará com alinhamento democrático e segundo os interesses elencados pelas entidades integradas.

Regimento

A leitura do regimento foi feita por Eder Cuarelli. O texto tem por base estudos e análises de documentos que dão suporte a conselhos mais antigos e que já são sucesso, a exemplo do Codem, de Maringá, que existe há mais de 20 anos, e do Codefoz, de Foz do Iguaçu, constituído há três anos. Depois da apresentação dos 43 artigos, os representantes das entidades puderam fazer sugestões para ajustes e aprimoramento, todos aprovados de forma unânime pelos presentes.

O regimento determina como será o funcionamento do Conselho, das entidades que o integram e suas atribuições, e também traz considerações, por exemplo, daquelas que terão assento, inclusive rotativo, na plenária, a exemplo das instituições de ensino superior. Consensualmente, elas definiram que duas participarão a cada ano e terão um único voto, do segmento. Ele também confirma que o prefeito do município será o presidente e honra da plenária, e que a diretoria será composta por presidente, vice-presidente e secretário.

A eleição da primeira diretoria do Conselho de Desenvolvimento Sustentável será nos próximos dias e terá mandato de dois anos, em reeleição. Uma das funções centrais do Conselho será de ajudar a refletir sobre o que se quer, nas mais diversas áreas, para o futuro do município em sintonia com a dinâmica regional e como, por meio da participação, será possível transformar as ações priorizadas em realidade. O papel dele também será de contribuir e de somar com as forças organizadas locais, bem como os poderes públicos constituídos.

Legenda: Representantes de entidades organizadas durante encontro na noite de quinta-feira, na Acic

(regimentoaprova)

Legenda: Juliano lembrou etapas, algumas de décadas, que dão origem ao Conselho

(julianoconselho)

Legenda: O conselheiro Eder Cuarelli, que fez a leitura do regimento

(cuarelli)

Crédito: Assessoria

As entidades que compõem a plenária do Conselho

1 AREAC- Associação Dos Engenheiros Agrônomos De Cascavel
2 ACIC- Associação Comercial e Industrial de Cascavel
3 ADHONEP- Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno
4 AEAC – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel
5 AMIC- Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná
6 Associação de Moradores
7 Associação Médica de Cascavel
8 CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cascavel
9 Convention & Visitors Bureau
10 Cooperativas
11 Maçonaria
12 OAB – Ordem dos Advogados do Brasil
13 SECOVI- Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná
14 SIND RURAL – Sindicato Rural
15 SINDILOJAS – Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cascavel e região Oeste do Paraná
16 SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná
17 Sociedade Rural
18 UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná
19 UNIPAR – Universidade Paranaense