Criado há seis anos, o Codesc- Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, tem por função pensar o futuro de Cascavel a partir de aspectos que potencializem resultados e que esses possam ser, das mais diferentes formas, compartilhados por todos. Atualmente, 65 entidades compõem ao Codesc e uma de suas missões é entender o que e como fazer para construir um município ainda melhor a todos.
O Codesc é custeado por entidades, pelo setor privado, sem interferência do setor público, tendo como missão estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios.
O Projeto Cascavel 2050 deverá ser elaborado pela Urban Systems, empresa com bastante experiência nesse tipo de projeto. As etapas são diagnóstico, plano estratégico e plano de ação.
A primeira etapa entregue, contemplou o diagnóstico, que foi custeado pelo Sebrae Cascavel. “Agora pretendemos dar continuidade no plano estratégico e no plano de ação e estamos buscando recursos para isto, o investimento total gira em torno de R$250 (duzentos e cinquenta mil reais)”, anunciou o presidente do Codesc, Alci Rotta Junior.
“O diagnóstico é importante para a cidade pois dará direcionamento para o trabalho das câmaras técnicas de diversos setores existentes na cidade. “A nossa Cascavel de 2050, a Cascavel do futuro, está trilhando um caminho com sinergia junto ao poder público, com desenvolvimento planejado. Várias cidades no Brasil já fizeram isso, e estamos com uma grande expectativa de, junto com a Urban Systems conseguirmos um caminho muito mais curto para crescer com planejamento”, comentou.
O ‘Cascavel 2050’ é um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da cidade, com ações e resultados de curto, médio e longo prazo. Esse diagnóstico, amplo e detalhado contém índices, indicadores e estudos de políticas públicas de desenvolvimento municipal a serem implantados na cidade nos próximos anos.
As entidades/empresas patrocinadoras terão visibilidade dentro do projeto por diversos anos. São nossos patrocinadores até o momento: Sebrae Cascavel, Acic – Associação Comercial Industrial de Cascavel, Fiep – Federação das Indústrias do Paraná, Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo e Coopavel – Cooperativa Agroindustrial de Cascavel.
Mais informações entre em contato com a supervisora Patrícia Pacheco, pelo celular (45) 99801-5946.
Crédito: Assessoria