Diversos conselheiros, empresários, empreendedores ligados as entidades de Cascavel e região entre elas: Codesc – Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, Acic – Associação Comercial Industrial de Cascavel, POD- (Programa Oeste em Desenvolvimento) e ao ecossistema Iguassu Valley, acabam de iniciar uma imersão de dez dias por dois dos maiores símbolos de sucesso do Oriente Médio.

A comitiva, sob curadoria do empresário Carlos Guedes, da Nexu´s (em parceria com o Instituto de Liderança de Israel), cumpre a partir do dia (22/06) uma extensa agenda de compromissos em Dubai e Israel. “São dois países com os olhos voltados para o futuro, verdadeiras fontes de inspiração a futuros projetos e parcerias no Oeste do Paraná”, afirma Guedes.

A missão permanece dois dias em Dubai, a nova meca tecnológica e do turismo mundial, e sete em Israel. Na primeira parada, os empresários e diretores de entidades que integram a caravana conhecem o Dewa e o Museu do futuro, que faz uma projeção de como a humanidade viverá em 2071. Um revolucionário Centro de Inovação de Energias foi implantado no meio do deserto, a 30 quilômetros do centro de Dubai. Referência internacional, o Dubai Electricity & Water Authority ocupa um prédio em formato de tornado com o vórtice principal voltado para o solo.

Com capacidade anual de produção de 2.327 MW, o Dewa utiliza energia solar fotovoltaica e concentrada. Ele responde, atualmente, por quase 16% da capacidade total de produção de eletricidade de Dubai, totalizando 14.817 Megawatts. O parque, segundo Carlos Guedes, contribui para a realização da Dubai Clean Energy Strategy 2050, a estratégia de neutralidade de carbono do emirado para daqui a 27 anos. As questões ambientais, a exemplo do que ocorre em outros lugares do planeta, recebem bastante atenção no Oriente Médio.

ISRAEL
Na segunda etapa da viagem, o grupo terá inúmeros compromissos em Israel, considerada a meca da inovação do mundo. Empresas com tecnologias de ponta para o agronegócio estão no roteiro, como a Plantish e a Cropx e Steak Holder Foods. A primeira transforma plantas em um salmão (sabor e aparência) e a outra produz carne a partir de uma molécula de boi, reproduzindo por impressão 3D.

O roteiro inclui ainda visitas a parques tecnológicos, centro de inovação e universidades tecnológicas, reunião com Embaixada Brasileira, Câmara de Comércio e encontro com a Autoridade Israelita de Inovação. Entre os que integram a comitiva estão o presidente do Codesc, Alci Lúcio Rotta Junior, Presidente da Acic, Siro Canabarro, o presidente da Fundetec Alcione Gomes, o superintendente da Cotriguaçu, Gilson Anizelli e o gerente de TI da Coopavel, Rogério Aver, vice-presidente da Caciopar, Reni Felipe, Augusto Cesar Stein. Gerente Regional Oeste Sebrae/PR, Diretor da Indústria da Caciopar, Marcos Frazão, diretor da Acic, Jurandir Parzianello, diretor Maçonaria Dirceu Soligo, entre outros.

Por: Patrícia Pacheco