Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Campinas, Carlos Paiva é uma das mais reconhecidas e requisitadas autoridades em desenvolvimento de território no Brasil. Ele contribuiu com as linhas centrais e estratégicas de vários projetos de sucesso e alguns deles na região, a exemplo do Programa Oeste em Desenvolvimento e do Codefoz, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu.

Para gradualmente responder à pergunta Como planejar o desenvolvimento econômico local, Paiva definiu inicialmente o conceito de desenvolvimento. “É uma dimensão única e comum que promove todo tipo de conexão. Para alcançar as metas propostas é fundamental superar amarras e romper com antigos conceitos. É pensar, refletir e criar estratégias”. O planejamento é um instrumento auxiliar de poder incrível, conforme Paiva, porque possibilita antever desdobramentos e criar com antecedência ajustes que possam evitar problemas ou desvio de rumos.

Para ir além é necessário se conhecer, saber onde ir e ter clareza de que os benefícios são muito maiores do que possíveis prejuízos. E como congregar muitas forças em torno de uma ideia comum, questionou o professor. Um dos ingredientes da resposta é a conquista da soberania, que permite ser capaz de controlar o futuro por meio da definição de um esquema de trabalho que precisa ser rigorosamente seguido. Para que os resultados sejam potencializados, o desenvolvimento deve estar associado ao crescimento econômico e da renda. “Todos precisam estar certos de que haverá benefícios compartilhados, distribuídos ao conjunto”.

Vocação
O avanço do território passa pela convicção sobre outra indagação: O que ser com mais facilidade? Que vem ligada a outras perguntas igualmente desafiadoras – Qual é a vocação? Qual é o caminho? E qual é a minha qualidade particular? “Tomar consciência de suas oportunidades reais pavimenta caminho seguro para desenvolver e consolidar o território”, conforme Carlos Paiva. É preciso saber o que os outros demandam de mim, no que têm interesse e o que querem comprar daqui.
Um dos segredos do sucesso, em qualquer empreendimento, é focar e aprimorar o que está dando certo. “Não dá para fazer sucesso ou dinheiro tentando ser bom em algo em que não se domina completamente”. Para entender melhor o contexto de território, entidades e líderes têm por desafio confrontar competências e incompetências, convergências e divergências. Cada território é diferente, mas cada um deles tem uma diferença particular em relação ao outro e que é determinante, afirmou o professor Paiva.

Com as conclusões em mãos, então o momento é de saber onde está a possibilidade de unir e lançar um projeto comum. É difícil que a direção escolhida contemple ao interesse de todos, mas, no mínimo, precisa estar amparada no desejo da maioria, e por um longo tempo. É a soma dos bons resultados, gerando oportunidades e lucros, que aplaca qualquer possibilidade de tensão social e consolida um projeto de sucesso, ressaltou Paiva. “É imprescindível saber o que nos move coletivamente e o que nos permite viver como território”.

Legenda
O doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp, Carlos Paiva
Crédito: Assessoria