Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do Fórum Desafios da matriz energética para o desenvolvimento regional, que será realizado no dia 26 de novembro, a partir das 8h30 no Auditório Cascavel na Acic, de modo presencial.
O evento é direcionado as entidades de classe, sindicatos patronais, órgãos públicos, secretarias de desenvolvimento, empresários, autônomos, professores, phd’s, mestres, federações empresariais, região oeste, entre outros que tenham interesse ao tema.As atividades serão presenciais com vários especialistas. As inscrições para participar do 1ºFórum são gratuitas, e podem ser realizadas até 26 de novembro, por meio do preenchimento do formulário disponível aqui. https://www.sympla.com.br/…/desafios-da-matriz…/1410664
Confira a programação e currículos dos nossos especialistas:
08h00 – 8h30
Abertura
9h00 – 9h40
Desafios da matriz energética para o desenvolvimento regional
Victor Ribeiro
Gerente da área de Assuntos Regulatórios da Thymos Energia. É mestrando em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), especialista em Regulação Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Engenharia Econômico-Financeira pela Universidade Federal Fluminense. Tem mais de 25 anos de experiência, tendo atuando em todos os segmentos do setor elétrico, com passagens por empresas como Vale, Queiroz Galvão e Brookfield Energia Renovável – sempre trabalhando na área regulatória em energia. Ribeiro também é colunista especializado em energia na Agência Estado Broadcast.
9h40 – 10h20
O Mercado do Biogás e Biometano no Oeste do Paraná
Rafael González
Engenheiro Ambiental e mestrando em Engenharia e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Há mais de 10 anos atua na captação e gestão de projetos na área de energias renováveis. Participou do desenvolvimento do Plano de Negócios e estruturação do Centro Internacional de Energias Renováveis, O CIBiogás, em 2012. Em 2016 assumiu a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e em 2020 assumiu a Diretoria Presidência do CIBiogás, conduzindo projetos estratégicos e consolidação empresarial. Atualmente é conselheiro da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) e do Conselho Diretivo do Projeto GEF/Brasil – Biogás (Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira).
10H20 – 10H35 INTERVALO
10h40 – 11h40
Talk show (perguntas do público)
Mediador: Juliano Huck Murbach
Advogado Tributarista, Mestre em Direito, Mestrando em Engenharia de Energia, Ex-Presidente da OAB Cascavel, Assessor Jurídico da ACIC, Diretor Jurídico da Cooperativa Paraná Energia, Prof. da Graduação e da Pós-Graduação em Direito Tributário.
11h40 – 13h30 ALMOÇO
13h30 – 14h10
Os desafios na mudança da matriz energética
Augusto Poliquezi
Engenheiro eletricista, atua no setor elétrico paranaense há mais de 18 anos, tendo trabalhado em empresas como LACTEC, COPEL G&T, TECPAR, Dobrevê Energia, JMalucelli Energia, atuando em Projeto/Construção/Operação e Manutenção de Usinas Hidrelétricas, Eólicas e Térmicas a Biogás de Aterros Sanitários. Atualmente, é coordenador de O&M na CEPAR – CESBE Participações SA, onde é responsável pela operação e manutenção das Usinas e Transmissoras do Grupo. Ao longo deste período, também foi gerente de programas ANEEL de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética (PEE), tendo gerenciado projetos de Eficiência Energética em Escolas Estaduais no PR em Parceria com a Copel, projetos de Sistemas Fotovoltaicos em Geração Distribuída em parceria com a Universidade Federal de Goiás, e projetos de Otimização de Geração Hidrelétrica de Usinas em Cascata em parceria com LACTEC.
14h10 – 14h50
Paraná Trifásico e Smart Grids da Copel
Julio Shigeaki Omori
Engenheiro Eletricista, especialista em automação, mestre em engenharia elétrica e informática industrial. Engenheiro consultor a 19 anos na Copel, Superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais.
14h50 – 15h30
Energias Renováveis: Hidrogênio
Patricio Rodolfo Impinnisi
É pesquisador no Lactec há 25 anos, onde coordena equipes de pesquisas na área de baterias e sistemas de armazenamento de energia. Graduado em Física e mestrado em Física Matemática pela Moscow State University Lomonossov, tem doutorado em Química, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É também professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde leciona desde 2009.
15h30 – 16h10
Capacidade de geração no cenário brasileiro com agravamento dos problemas hídricos
Rafael de Souza Favoreto
Gerente da DIVISÃO DE PROGRAMAÇÃO E ESTATÍSTICA da Diretoria Técnica da Itaipu Binacional. É engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1997. Desde 2005 tem Mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela UFPR com ênfase em Estudos Energéticos. É especialista em Economia Empresarial, pela Faculdade Bom Jesus (FAE, 2001) e tem MBA em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2020). Entre 1997 e 2006 atuou na Copel e Lactec, dentro do CEHPAR, na área de pesquisa em hidrologia e estudos energéticos. Desde 2006 trabalha na Itaipu Binacional, atuando na área de planejamento, programação da operação e estatística.
16H10 – 16H25 INTERVALO
16h25 – 17h00
Talk show (perguntas do público)
Mediador: Juliano Huck Murbach
Advogado Tributarista, Mestre em Direito, Mestrando em Engenharia de Energia, Ex-Presidente da OAB Cascavel, Assessor Jurídico da ACIC, Diretor Jurídico da Cooperativa Paraná Energia, Prof. da Graduação e da Pós-Graduação em Direito Tributário.
Mais informações com a supervisora do Codesc, Patrícia Pacheco pelo celular (45) 99801-5946, ou pelo e-mail cascaveldofuturo@cascaveldofuturo.com.br
Crédito: Assessoria