Cascavel 2030

Discutir ações criativas e sustentáveis com base nas parcerias entre os diversos setores organizados da sociedade e Poder Público para o desenvolvimento da cidade que queremos daqui a 12 anos. Esse foi o desafio lançado pelos participantes do projeto Cidade Inovadoras Cascavel 2030, que foi entregue as entidades de Cascavel, a qual originou o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Que há 2 anos, promovem encontros das 9 câmaras técnicas, onde o maior desafio é estar à frente, com o pensamento a longo prazo, no futuro.

O presidente do Conselho, Edson José de Vasconcelos, detalhou que as câmaras técnicas: Saúde e bem-estar, Urbanismo e meio ambiente, Transporte e mobilidade, Energia, e Educação empreendedora, já estão nos ajustes finais das suas fotografias do futuro. O próximo passo será, apresentação para validação da Plenária, e na sequência promover eventos com especialistas que confirmem, mostrem tendências e validem as propostas. Devem caminhar em paralelo, a construção dos planos de ação, que deverão ser propostos aos diversos setores organizados da sociedade e ao Poder Público.

O Conselho tem participação voluntária é apartidário com visão de planejar o futuro. Assim sua natureza está em planejar e tecer alianças para executar, o que impede que o Conselho tenha qualquer conflito com o trabalho do poder público. Aliás, ao contrário, os dois são complementares na gestão da cidade.

Por Patrícia Pacheco