O que Cascavel precisa para ser um produto turístico? O tema será debatido entre os convidados

Um dos empresários mais bem-sucedidos do País estará em Cascavel no dia 04 de dezembro. Guilherme Paulus comanda uma das maiores operadoras de turismo do país, a CVC. A empresa, criada em 1972, começou pequena e se transformou em um negócio bilionário. Ele é formado em Administração de Empresas e atua na indústria do turismo há mais de 35 anos. Depois de vender o controle da operadora, Paulus passou a investir em hotéis, que também se consolidam como um grande empreendimento.

Ele virá à cidade a convite do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e fará palestra em evento com início às 19h, no Auditório da Prefeitura. O evento trará à cidade especialistas no assunto que informarão sobre potencializar recursos que a cidade oferece para atrair visitantes e investimentos.
Os palestrantes serão Guilherme Paulus, que falará sobre O turismo como estratégia de fator de desenvolvimento econômico, Andréa Roque, que abordará sobre Rotas turísticas rurais e Jaime Nascimento, sobre Cascavel como polo regional do agroturismo.
O Fórum tem como apoiadores, Cascavel Convention & Visitors Bureau, Cotriguaçu, Murog, Pezzini e Tápia desenvolvimento humano, Prefeitura de Cascavel, Revista Nova Fase, Sesi/Sistema Fiep e Sicoob.
O evento é aberto para todos os públicos e as inscrições são gratuitas, porém limitadas, garanta sua vaga. Outras informações pelo telefone 3321-1406, com Patrícia.
Se inscreva aqui https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPlTPCmhjMGZDvFfPSg2coTlb4K7huxn2BbTAlM221oHILXg/viewform

Saiba mais
Guilherme Paulus
É um empresário de espírito empreendedor. Seu primeiro emprego como agente de viagem foi em 1971, na Casa Faro Turismo. Um ano depois, em 1972, fundou a CVC. Ao lado do sócio, o então deputado Carlos Vicente Cerchiari, deu início às atividades da agência de viagens, instalada no centro de Santo André (SP) e considerada hoje a maior operadora de viagens da América Latina. Como sócio-fundador da CVC, Paulus também conduziu outros negócios de sucesso em sua carreira. Dentro de sua estratégia de perpetuar a marca CVC, associou-se, em dezembro de 2009, a um dos maiores fundos de private equity do mundo, o norte-americano Carlyle Group, tendo anunciado, em janeiro de 2010, um dos maiores negócios da história do turismo: a associação da CVC ao fundo americano. Considerado um dos maiores empresários da indústria de turismo, Guilherme Paulus é membro do Conselho Nacional do Turismo desde 2003 e fez parte, de outubro de 2012 a dezembro de 2016, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Governo Federal.

Andréa Roque
Expert Políticas Públicas Turismo Rural Desenvolvimento Territorial CEO Brasil Rural Experiências Rurais e Naturais,  atua na área de Turismo Rural, Desenvolvimento Territorial Rural e Sustentabilidade, especialista em estudos e desenvolvimento das cadeias produtivas rurais. Doutoranda UNIT, Mestre em Desenvolvimento Territorial e Ambiente pela Universidade Federal UFLA MG. Especialista em Desenvolvimento, Gestão de Destinos Turísticos Rurais e Cadeias Curtas pelo (ITC -ILO) International Training Center of the ILO – Turim. É Membro do Conselho de Turismo do Ministério de Turismo Brasil. Coordenação da Câmara Temática de Turismo Rural do CONTURE-SP Governo do Estado de SP. Professora convidada do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sustentabilidade da Universidade Católica de Brasília (UCB). Hoje é sócia diretora da Brasil Rural Vivendo Experiências, empresa especializada em viagens rurais, equestres e naturais. Coordenando programas de Benchmarking. Dedica-se atualmente a criar experiências de viagens únicas na ruralidade. Acredita no turismo como ferramenta de transformação e desenvolvimento territorial, coordenando o Instituto Brasil Rural. Mentora de startups para desenvolvimento territorial e negócios sociais. Participa de Associações e Entidades Representativas de Turismo Rural.

Jaime Nascimento
Atuou nas últimas duas décadas na ITAIPU BINACIONAL, em várias áreas e projetos, tendo se aposentado no início de 2018. Foi diretor presidente do ITAI – Instituto de Tecnologias Avançadas e Inovação, entidade que deu origem ao Parque Tecnológico Itaipu. Atuou na FPTI – Fundação Parque Tecnológico Itaipu, onde foi o gerente geral do Complexo Turístico ITAIPU, tendo sido responsável pela sua implantação, e Diretor Técnico. Exerceu o cargo de presidente do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, diretor presidente da ADETUR – Agência de Desenvolvimento Turístico Cataratas & Caminhos e Secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu. Fez parte das discussões e articulações que levaram à criação do CODEFOZ – Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu, fazendo parte da primeira diretoria do Conselho, representando o setor de turismo de Foz do Iguaçu. Atuou como Secretário Executivo do Programa Oeste em Desenvolvimento e participa da diretoria da CACIOPAR – Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná desde 2012. Hoje é presidente do Visit Iguassu, o Convention & Visitors Bureau de Foz do Iguaçu, representando a Fundação PTI.

Por Patrícia Pacheco