O evento foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, reuniu inúmeras entidades, empresários e lideranças, na quarta, 17, na sala Paraná da Acic.

O presidente do Conselho Edson José Vasconcelos, abriu o evento otimista, “podemos ser a primeira cidade do interior do Estado nessa transição do combustível fóssil para a eletricidade. Devemos ser o exemplo para a região oeste e implantar a tecnologia o quanto antes”, disse.

Já o vice-prefeito Jorge Lange, afirmou que município quer aderir ônibus elétricos em teste, para analisar viabilidade de implantação. Declarou, “estamos em tratativa com os operadores, fabricantes de elétricos. É possível que haja formalização de convênios entre Itaipu e Copel. O Conselho tem evidenciado indutores a longo prazo importantes para o desenvolvimento de Cascavel, e com certeza estaremos juntos para os avanços”.

Os dois especialistas, engenheiro Zeno Nadal, da Smart Grid, e José Antônio, gerente comercial da Eletra – Tecnologia de Tração Elétrica, apresentaram projetos que prometem revolucionar o transporte público, tornando-o mais barato, eficiente e benéfico ao meio ambiente. Um deles prevê o uso da energia gerada no Aterro Sanitário, que abasteceriam de imediato dez ônibus. Outro é dotar pelo menos dois veículos a eletricidade.

A visão2030 das câmaras técnicas (energia, transporte mobilidade e urbanismo e meio ambiente), foi apresentada nas fotografias do futuro, a qual foram validadas positivamente, sendo unânimes em afirmar, “o Conselho, está no caminho certo, os projetos são de Estado e não de governo, as ações devem ser duradouras, para que todos os objetivos possam ser atingidos”.

Por Patrícia Pacheco