O Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) sediou, nesta semana, uma reunião conjunta das Câmaras Técnicas de Urbanismo, Meio Ambiente, Transporte, Mobilidade e Infraestrutura da Codesc (Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel).

O encontro contou com a presença do presidente da Codesc, Ricardo Lora, do vice-presidente, Marco Portes, além de técnicos, engenheiros e representantes de entidades que integram a Coordenadoria. Durante a reunião, foi reforçado o papel do IPC como espaço estratégico para alinhar propostas e projetar a Cascavel do futuro.

Criado a partir da reestruturação de sua lei dentro da Câmara Técnica de Urbanismo, o IPC nasce com a missão de desenvolver planos e ações de longo prazo, que consolidem um planejamento urbano sustentável, moderno e integrado às necessidades da comunidade.

Na época de sua concepção, a diretoria liderada por Edson Vasconcelos e outros técnicos participaram de videoconferências com Maringá, Curitiba e Londrina, buscando compreender os melhores modelos a serem implantados em Cascavel. Entre os nomes que já atuavam na Câmara Técnica estavam Solange Smolarek Dias, que foi a primeira secretária da diretoria inicial, e Fernando Dillenburg, também presente nesse processo de construção.

📌 Entre os avanços apresentados pelo IPC estão:
• Cascavel como a primeira cidade do Brasil a implantar IA para conferência de documentos no licenciamento digital.
• Redução no tempo de aprovação de alvarás de 180 para 30 dias.
• Mais de 4,6 mil novas unidades construídas em 2024.
• Revisão do Plano Diretor, Código de Obras, Uso do Solo e Sistema Viário.
• Expansão urbana em ritmo acelerado, com 29 loteamentos e 29 condomínios em tramitação.
• Plano de Mobilidade Urbana (Lei 7.657/2024) com rotas acessíveis, ciclovias e ações para pedestres.
• Grandes obras em andamento: Binário JK/Flamboyant, drenagem da área central, parques lineares, viaduto Alexandre de Gusmão, urbanismo Rio da Paz e a nova rodoviária de Cascavel.

⚠️ Gargalos destacados:
• Crescimento populacional acelerado: Cascavel ganhou 82 mil habitantes entre 2010 e 2022 e deve chegar a 375 mil moradores até 2030.
• Expansão urbana desafiadora, com dezenas de loteamentos em aprovação.
• Mobilidade: necessidade de reduzir gargalos em eixos estratégicos como Av. Brasil, Tancredo Neves, BR-277 e BR-467.
• Infraestrutura de longo prazo, que exige continuidade de obras estruturais.
• Ampliação do Aeroporto de Cascavel, com necessidade de nova pista, pátio de aeronaves e terminal.

O presidente do IPC, Vinícius Boza, destacou que fará questão de estar próximo das Câmaras Técnicas, especialmente daquelas que propõem ações de longo prazo voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável da cidade.

A coordenadora da Câmara Técnica de Urbanismo, Déborah Pacionirk (Unipar), e a vice-coordenadora, Bruna Saara (Acic), ressaltaram a importância de o IPC nascer conectado às entidades e ao planejamento urbano estruturado, garantindo continuidade às propostas de longo prazo. Já o coordenador da Câmara Técnica de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, Carlos Bonamigo (Sest Senat), enfatizou que a integração entre as entidades e o poder público será fundamental para avançar em soluções de mobilidade e acessibilidade para Cascavel.

“Este é um passo importante para fortalecer a parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, com foco em pensar a cidade que queremos para os próximos anos”, reforçou Ricardo Lora.

O Instituto terá representação na plenária da Codesc, garantindo maior integração entre as propostas elaboradas pelas Câmaras Técnicas e as diretrizes de planejamento urbano do município.

Crédito: Patrícia Pacheco