O Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel 2030 foi representado pelo presidente Edson de Vasconcelos e secretária Solange Smolarek Dias.

O presidente Vasconcelos, agradeceu os parceiros que vem contribuindo para os avanços das ações, na sequencia pontuou que é preciso acreditar que este movimento só tende a evoluir.

O encontro reuniu lideranças políticas e empresariais que discutiram estratégias de desenvolvimento para a região Oeste, que é uma das que mais cresce no Estado. Somente na cadeia produtiva animal – que envolve a suinocultura, a avicultura, o pescado e a atividade leiteira –, o Oeste é responsável por cerca de 30% de toda a produção do Paraná, com uma receita de mais de R$ 8,5 bilhões por ano.

De acordo com o presidente do POD, Mário Costenaro, o fórum possibilitou a interação entre instituições públicas e privadas, com foco no desenvolvimento. “Precisamos unir as forças para promover ainda mais a região”, disse.

O Programa Oeste em Desenvolvimento é uma ação de governança regional, apoiada por mais de 20 instituições públicas e privadas, entre elas, Itaipu, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), SEBRAE-PR, Ocepar, Caciopar, Amop, Emater e Fiep.

O objetivo é promover o desenvolvimento econômico da região por meio da participação coletiva e fomentar a cooperação entre empresas públicas e privadas.

Por Patrícia Pacheco