Cascavel e região acabam de dar mais um passo à solução de um de seus mais antigos gargalos rodoviários. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, esteve na tarde de segunda-feira, 10, ao lado do entroncamento para assinar a ordem de serviços para o início dos trabalhos de reestruturação do Trevo Cataratas, que passa a levar o nome do empresário Alsir Pelissaro. Líderes dos mais diferentes segmentos organizados acompanharam a cerimônia, que contou também com a presença do prefeito Leonaldo Paranhos e secretários de Estado.

O presidente da Acic, Michel Lopes, considera essa uma vitória histórica, porque resulta do trabalho integrado de várias forças. “Há décadas a associação comercial alerta para o problema e para a busca de uma solução à altura da importância do trevo, que chega a receber 45 mil veículos em um único dia”. Com cerca de 50 anos ele é um dos principais entroncamentos rodoviários do Sul do Brasil, porque recebe o tráfego de três rodovias federais (277, 369 e 467) e também de uma estadual (PR-180). “Essa é uma conexão bastante utilizada e, além de segurança, deve oferecer boas condições ao tráfego”, conforme Michel.

Depois de iniciada, o que deve ocorrer nas próximas semanas, a previsão é de conclusão dos trabalhos em dois anos. Para a construção dos recursos estruturais necessários para acabar com os congestionamentos, o investimento previsto é de R$ 82 milhões – custo total é R$ 130 milhões – diferença de R$ 48 milhões será destinada à implantação de terceiras faixas entre Cascavel e Guarapuava. “É sem dúvida uma obra emblemática, porque dará solução a um problema de mais de 30 anos. Cascavel está no centro de uma das regiões de maior produção do País e precisa contar com infraestrutura à altura de sua importância e desenvolvimento”, afirmou o governador Ratinho Júnior.

Dez anos

Para acompanhar o aumento do fluxo e exigências do local, as obras de reestruturação deveriam estar prontas há no mínimo dez anos, disse o prefeito Leonaldo Paranhos. “Essa é uma luta de gerações que agora vai receber a atenção que merece”, destacou o gestor público, que fez menção a Alsir Pelissaro, empresário e líder local que ocupou diversas pastas no poder público – a mais recente de presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito, agora Transitar). A nobreza de caráter e a atuação fervorosa pelos temas locais, duas das principais características de Alsir, foram destacadas pelos oradores.

Para que os trabalhos possam ser iniciados, a primeira providência será a construção de vias marginais para que o tráfego possa fluir com a mínima interferência possível, informa a Ecocataratas. O dinheiro empregado na reformulação do trevo vem de acordo de leniência da concessionária com o Ministério Público Federal, devido a irregularidades na observação do contrato. São R$ 400 milhões destinados a um pacote de obras rodoviárias. Do montante, R$ 150 milhões serão aplicados até 2021 ao longo da BR-277 – desses, R$ 130 milhões entre Cascavel e Guarapuava. Serão R$ 220 milhões em redução das tarifas do pedágio e R$ 30 milhões em multas.

Acic e Cotriguaçu destinaram R$ 190 mil para a elaboração de um projeto complementar ao Trevo Cataratas, que é a duplicação da BR-277 do acesso ao trevo de Juvinópolis ao distrito de São João.

Legenda: Solenidade aconteceu na tarde de segunda-feira na região do entroncamento rodoviário

Crédito: Assessoria