Planejar para o futuro

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, Edson José de Vasconcelos, citou a importância, diante de um intenso período de mudanças, do planejamento com visão de longo prazo. Da adoção de políticas de estado e não de governo.

O desafio nas cidades é a busca pelo equilíbrio entre o bem-estar e o desenvolvimento econômico. A geração de oportunidades e a sinergia entre as frentes de crescimento e políticas públicas, aliando a isso os benefícios gerados pela agregação de valor a matérias-primas e às mais diversas cadeias produtivas. O limitador, entretanto, é o orçamento.

O gerente regional do Sebrae, Orestes Hotz, esteve no País Basco e fez uma síntese das impressões que teve. “Os resultados são bons e comprovam que a soma de forças e o compartilhamento de objetivos conduzem aos avanços pretendidos”. A Espanha tem índice de desemprego na casa dos 25% e na região no País Basco, em média, é de metade disso.

Uma das lições possíveis a partir do modelo de trabalho da Garapen é quanto à necessidade de ter projetos. O poder público não pode dar dinheiro, precisa garantir aportes para transformar boas ideias em resultados práticos, com a abertura de postos de trabalho, com o incremento de empresas e com a geração de prosperidade. Ele citou que o aporte das agências, na Espanha, vem dos mais diferentes setores, inclusive do público.

Empresários do Oeste foram outras vezes, mas em fevereiro a Acic se aliará a nova caravana e participará de comitiva que viajará ao País Basco para aprofundar ainda mais as relações de proximidade das duas regiões, disse Edson José de Vasconcelos, que ressaltou a necessidade de a região valorizar e de investir ainda mais em seus potenciais turísticos. O papel de reflexão, de aglutinador e de fomento do Programa Oeste em Desenvolvimento, que integra as principais forças organizadas do território, também foi ressaltada como determinante em todo o movimento crescente de formação de conselhos na região.

Legenda
O gerente do Sebrae, Orestes Hotz, fez síntese de experiência que teve no País Basco

Crédito: Assessoria