Diversas entidades representativas participaram nesta segunda, 14, de reunião no Codesc- Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, o qual pautou o tema: Plano de trabalho do Plano Municipal de Eficiência Energética, dentro da câmara técnica de Energia, o tema foi detalhado pelo presidente do IPC – Instituto de Planejamento de Cascavel, Edson José de Vasconcelos.

O Codesc, tem a missão de “nivelar” o entendimento junto as câmaras técnicas, e potencializar aos demais do Conselho/sociedade, dos demais planos que irão acontecer, detalhando a diferença que existem entre: (plano, programas e projetos). A Fundetec, está desenvolvendo vários projetos de eficiência energética. Porém neste caso específico, estamos falando sobre a construção do Plano de Eficiência Energética, que ainda precisa se tornar Lei. O Plano tem que ter uma conceituação macro, “norte”, onde o gestor torne em um programa de retrofit de espaços públicos até 2022, por exemplo, o qual irão gerar projetos. A nossa proposta é que o Município tenha um entendimento/plano/parâmetros de eficiência energética. O plano pode tornar viável por meios de parceiros junto as universidades, explicou o presidente Vasconcelos.

Entre as deliberações do Codesc, estão a realização de quatro fóruns até o final de 2020, os quais terão a missão de melhorar o entendimento da sociedade para os temas.

Nesta quinta,17, haverá a primeira reunião entre os técnicos para entendimento das preposições de agenda. Entre os temas que serão debatidos estão: Eficiência Energética, Transporte elétrico, Geração distribuída de fonte renovável, e Smart Grids.

Por Patrícia Pacheco