O plano de qualidade e mobilidade urbana vai projetar a cidade para os próximos 20 anos

O desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana de Cascavel, faz parte do programa “Cascavel Avança”, foi apresentado na tarde de quarta-feira (09), em reunião conjunta das câmeras técnicas de Urbanismo e meio ambiente e Transporte e mobilidade, mais de 25 membros prestigiaram o encontro que além de presencial, teve a transmissão ao vivo pela página do Codesc no facebook.

Participaram a coordenadora da câmara técnica de Urbanismo Deborah de Camargo Paciornik, Adir dos Santos Tormes, diretor do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), Mariana Novaski, coordenadora de pesquisa da Logit Engenharia Consultiva, empresa responsável pelo estudo, além de técnicos de diversas entidades que compõem o Conselho.

O estudo teve início em agosto com prazo final para dezembro de 2020, as ações estão sendo coordenadas pelo IPC e realizado pela empresa Logit. Foram realizadas entrevistas com moradores da cidade, que formaram um banco de dados sobre o deslocamento das pessoas, que permite a elaboração de políticas públicas sobre mobilidade. O Plano de Mobilidade foi contratado com o repasse de R$ 2,6 milhões.

De acordo com coordenadora de pesquisa Novaski, o Plano de Mobilidade tem objetivo de melhorar a qualidade de vida da população por meio de intervenções em mobilidade, com redução de custo, tempo e os acidentes.

O diretor do IPC Adir, destacou a importância do Plano de Mobilidade Urbana para o desenvolvimento e o crescimento da cidade. “Vamos sempre encontrar dificuldades nas execuções das ações, mas o bom é saber que as dificuldades que vamos encontrar não impedirão o real crescimento da cidade. Justamente por que esse crescimento se faz necessário com um plano de mobilidade urbana consistente”, afirmou.

Por Patrícia Pacheco