Na última sexta-feira 2/6, na cerimônia de posse da diretoria do Codesc, o presidente de honra Leonaldo Paranhos, pontuou alguns pilares que integram o Conselho, durante sua prestação de contas, entre os pilares abordados: desenvolvimento econômico, infraestrutura, educação e capacitação, saúde e bem-estar, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento urbano, cultura e turismo.

O prefeito Paranhos, finaliza seu discurso fazendo um pedido de apoio ao Codesc, para desenvolver a Agência de Fomento, buscando o envolvimento e o suporte do Conselho para estabelecer e fortalecer uma instituição voltada para o desenvolvimento econômico. O Conselho poderá contribuir no desenvolvimento do plano estratégico da Agência, ajudando a definir metas, objetivos, áreas de atuação e diretrizes gerais.

“Agência precisa ter autonomia, para ter condições de colocar os projetos de necessidade da cidade em prática. Em conversa com Sebrae, já está consensuado que precisamos do Codesc, o qual será a base para colocar os projetos de longo prazo. Cascavel precisa terceirizar os projetos e fazer uma radiografia dos Distritos para que possamos entregar aos investidores a recomendação correta para que eles possam realizar seus investimentos e a gestão pública oferecer a infraestrutura adequada. Podemos deixar um grande legado, que será uma ferramenta gigante para o desenvolvimento”, defendeu, otimista o prefeito Paranhos.

AGÊNCIA DE FOMENTO
“Ela só poderá existir com a participação das entidades organizadas o Codesc será uma das ferramentas principais, o qual congrega a união de mais de 65 entidades. Em breve, será apresentada ao Conselho um esboço dela que está sendo elaborado em conjunto com Sebrae. Queremos ouvir as entidades, para que podemos definir o melhor método, para termos uma Agência independente com nomes de futuros gestores indicados pela sociedade organizada, podendo ser com lista tríplice com poder público. Intuito é perpetuarmos o melhor modelo, lembrando que ela começará a funcionar no último ano de gestão”, detalhou José Fernando Dillenburg, engenheiro civil e assessor do gabinete, do prefeito, Leonaldo Paranhos.

SAIBA MAIS
“Agência será um agente complementar, o qual diversos de nós já ocupamos, obviamente o Poder Público, ou o próprio Codesc que continua com sua importância e ganhará ainda mais, Secretaria de Desenvolvimento, Fudetec e demais agentes. Agência converge e ajudará a coordenar as ações desses entes de desenvolvimento da cidade. Em tese, boa parte dos projetos de desenvolvimento que já existem ou que vão existir, a Agência ajudará a operar, por isso será uma AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA E FOMENTO, a pauta de fomento é mais comum, já a pauta “inteligência” tem sido o nosso maior desafio”, pontuou o gerente Regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein, afirmando, que pretendem realizar a entrega da Agência de Fomento ao Poder Público no mês de novembro, garantindo atender último ano da gestão.

Crédito: Patrícia Pacheco