Cascavel do Futuro

A equipe do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), composta por Débora Ciociola, Felipe Guerra e Carlos Perna, participaram de um bate-papo a convite do presidente Edson José de Vasconcelos, do Conselho de Desenvolvimento Econômico sustentável de Cascavel – Codesc, que reuniu diversos profissionais e acadêmicos do último ano do curso Arquitetura e Urbanismo da FAG, na noite de quinta, 08.
A noite de conversa foi mediada pelo presidente Vasconcelos e a professora Solange Smolarek, os quais acompanharam os questionamentos dos convidados bem como interagiram nas conversas.

O bate-papo teve o propósito de esclarecer dúvidas pontuais e entender a parte prática dos profissionais, a disputa entre Arquitetos e Engenheiros Civis deve ser deixada de lado, pois um profissional complementa o outro e os projetos saem muito melhores com uma equipe multidisciplinar, defendeu a equipe técnica.

Presidente Vasconcelos, finalizou agradecendo a todos os presentes, afirmando que para conseguirmos avançar é fundamental termos “prioridade”. Detalhou ainda que Codesc, resgatou o antigo IPUVEL, agora é preciso fundamentar evoluir como Instituto de Planejamento de Cascavel- IPC. Alertou que se faz necessário, quando um gestor quiser melhorar a performance de algo é preciso torná-la público com sociedade organizada, um indivíduo sozinho é só mais um, tem que ser representativo. O Codesc, iniciou no mesmo formado do IPUC -Instituto de Planejamento de Curitiba, o qual tem obrigação estatutária de ter pautas de médio e longo prazo, trabalho que vem acontecendo dentro das câmaras técnicas que compõem o Conselho que tem a representatividade de mais de 65 entidades.

Por Patrícia Pacheco