A câmara técnica de energia do Codesc-Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, reuniu diversos técnicos que pautou, o projeto inovador em relação a energia. A ideia é promover a eficiência energética e a adoção de Sistemas de Geração de Energia com Células Fotovoltaicas (energia solar) nas 41 escolas municipais de Cascavel. O tema foi detalhado pelo presidente da Fundetec e secretário desenvolvimento econômico, Alcione Tadeu Gomes.

Na primeira etapa, serão realizados os projetos para garantir maior eficiência energética em cada unidade. Isso significa a avaliação e substituição de equipamentos e instalações elétricas por produtos mais econômicos, como a troca de lâmpadas por unidades a LED, que oferecem a mesma iluminação com consumo menor e sem a geração de calor. Na sequência, são feitos os projetos para a implantação dos painéis para a geração de energia. A diminuição de custos é um dos principais benefícios, informou o secretário.

Na sequência o coordenador da câmara Luiz Eduardo D`Avila, referenciou os eixos estratégicos que traz a fotografia com a visão Cascavel 2030, os quais irão propor aos futuros candidatos suas preposições. A câmara de energia traz os eixos estratégicos: Geração distribuída; Smart Grids e Micro Grids; Eficiência Energética e Mobilidade Elétrica.

As próximas agendas dos técnicos deverão continuar na construção dos indicadores que traz a visão Cascavel 2030. O próximo encontro deve acontecer na terça 26/09, às 9h na Acic.

Crédito: Assessoria