Os sete pré-candidatos a prefeito de Cascavel — Renato Silva (PL), Henrique Mecabô (Partido NOVO), Coronel Lee (AGIR), Fernando Mantovani (MDB), Professora Liliam Porto (PT), Edgar Bueno (PSDB) e Marcio Pacheco (PP) — receberam nesta semana uma cartilha com propostas de plano de governo, juntamente com uma carta de compromisso. Esta carta solicita que os candidatos se comprometam a considerar e integrar as propostas em seus planos de governo, garantindo o desenvolvimento sustentável contínuo de Cascavel, independentemente das mudanças de liderança política.

A cartilha foi elaborada pelas sete câmaras técnicas do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cascavel (Codesc), abrangendo as áreas de Educação, Turismo e Eventos, Transporte e Mobilidade, Urbanismo e Meio Ambiente, Agropecuária, Energia, e Saúde e Bem-Estar.

As propostas foram desenvolvidas com base em projeções da renomada empresa Urban Systems, especializada em estudos urbanos e estratégias de expansão de negócios. Essas projeções identificam oportunidades de crescimento e oferecem um diagnóstico preciso das demandas atuais, mapeando a oferta concorrente e analisando a infraestrutura necessária para impulsionar o desenvolvimento econômico de Cascavel.

O presidente do Codesc, Alci Rotta Jr., que representa mais de 60 entidades, destacou que a cartilha valoriza a contribuição de todos e reforçou que o prefeito em exercício será sempre o presidente de honra, conforme o estatuto. Ele enfatizou que “este material não pretende dividir forças ou sobrepor as secretarias, mas sim fornecer recomendações que servirão como um norte. Cabe ao prefeito legitimamente eleito decidir sobre a sua implementação. O Codesc mantém a neutralidade partidária, pois é fundamental trabalhar em conjunto com o poder público, tanto no legislativo quanto no executivo, para transformar nossas ações em políticas públicas. A missão inclui elementos lúdicos, pois tudo aquilo que sonhamos para o futuro deve ser construído de forma colaborativa”, concluiu o presidente.

O trabalho realizado pelos técnicos das câmaras técnicas integra essas propostas ao plano de governo, fornecendo uma bússola para orientar a gestão nos próximos anos. As metas delineadas, embasadas em uma visão de futuro, são essenciais para transformar objetivos de médio e longo prazos em realizações tangíveis. A cartilha é mais do que um conjunto de ideias; é um roteiro para o crescimento sustentável de Cascavel. Adotando uma abordagem de planejamento a longo prazo, é possível antecipar desafios, identificar oportunidades e criar um ambiente propício para o crescimento ordenado da cidade.

A cartilha com propostas de plano de governo também está disponível no site: [Cascavel do Futuro](https://cascaveldofuturo.com.br/propostas-de-plano-de-governo/).

Crédito: Patrícia Pacheco