Um diagnóstico amplo e detalhado que vai servir de lastro para reflexões, definições e elaboração do planejamento estratégico da Cascavel de 2050, solicitado pelas entidades que compõem o Codesc – Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, a empresa Urban Systems, foi apresentado pela coordenadora da câmara de Urbanismo e Meio Ambiente, Deborah Paciornik. O investimento com a contratação da consultoria Urban, gira em torno de R$ 250 mil. São patrocinadores até momento, Sebrae Cascavel, Acic – Associação Comercial Industrial de Cascavel, Sistema Fiep – Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná e Cooperativa Sicredi.
O encontro marcou o retorno das reuniões presenciais, e unindo as duas câmaras técnicas, urbanismo e meio ambiente e transporte e mobilidade, na tarde de quarta-feira (29), na Acic. Contou com a representação das entidades: FAG, Secovi, Sanepar, Prefeitura, Unipar, NAU/ACIC, IAB, NAU/AEAC, SEST/SENAT, Maçonaria, Transitar, Cottrans/Corpo de Bombeiro, Rotary, Fiep, Sinduscon e Acic.
Além do diagnóstico, os técnicos debateram o Plano de Saneamento Básico de Cascavel. O ex-presidente do Codesc e vice-presidente da Fiep, Edson José de Vasconcelos, contribuiu com boas reflexões sobre a falta de planejamento na infraestrutura no abastecimento. “precisamos pedir o que precisa, não temer que isso possa influenciar na tarifa”. Vasconcelos, alertou que Cascavel não tem problema de falta de água e sim na infraestrutura, informando que o Codesc, se colocou à disposição ao prefeito Leonaldo Paranhos, para contribuir na contratação de boa consultoria técnica que possa identificar as reais necessidades de infraestrutura. Pontuando que o Codesc nesta ação, atinge o seu objetivo, que não é somente contribuir junto ao poder público para encontrar a melhor resposta para a questão, mais também em nivelar a opinião pública qualificada sobre a melhor solução.
A próxima agenda deve acontecer na quarta-feira (20), de outubro às 14horas na Acic.
Por Patrícia Pacheco